“O mundo em constante transformação na Educação Infantil: identidade, cultura, ambiente e o brincar” com enfoque na “Copa do Mundo 2010: valorização da cultura africana e afro-brasileira”
No dia 27 de maio, a partir das 10h, cerca de 160 dos 272 alunos da Escola Municipal Getúlio Dornelles Vargas, do Berçário ao Jardim II, irão apresentar aos pais e à comunidade do bairro Morada do Sol atividades relacionadas à cultura e identidade do povo de origem africana. As apresentações serão voltadas à música, dança, alimentação, e a outros aspectos culturais, que podem operar de maneira interdisciplinar com diferentes áreas do conhecimento. Com total apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa compõe a proposta pedagógica desse ano, quando a escola enfocará a Copa do Mundo a ser realizada na África.
Segundo o secretário municipal de Educação, professor Gabriel Ferrato, o intercâmbio entre as várias culturas contribui para a troca e vivência de diferentes práticas, costumes e regras de conduta, ampliando o repertório de conhecimento entre municípios, estados e países. Nesse contexto, de acordo com ele, a cultura africana faz parte da raiz histórica do Brasil e deve estar integrada ao sistema educacional brasileiro. “Enfatizar e resgatar as origens dessa cultura, analisando-a criticamente, significa projetar um futuro no qual possamos desfrutar de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”.
Para a diretora Dolores Fortunata Carmela Bueno, “o eixo temático 2010 vem em consonância com 2009, pois estamos envolvidos em inúmeras transformações em casa, no trabalho, nas ruas. E apenas as escolas que se derem conta da inadiável necessidade de acompanhar essas mudanças serão capazes de formar os adultos do século XXI. A escola tem o papel fundamental de socializar as crianças e capacitá-las para o mundo competitivo”.
E para mostrar que a unidade está comprometida com o ano letivo de 2010, a diretora explica ainda que a cultura afro-brasileira será discutida a partir das diferenças dos próprios alunos e o tema deverá ser conduzido da maneira mais próxima à realidade deles, enfatizando a influencia cultural africana em aspectos da sociedade brasileira, como por exemplo, a Copa do Mundo e suas características. “É o conhecimento além da sala de aula”. A segunda edição do evento será em novembro com uma feira cultural. LocalizaçãoRua Carolina Molon Neme, 100 – Morada do Sol