Escola do Chapadão realiza passeata da Paz
"Além de conhecer sobre a vida dos pacifistas, o foco de estudo foi também as ações e atitudes que estes pacifistas desenvolveram para disseminar a cultura da paz e do respeito com o próximo”. A explicação acima é da coordenadora pedagógica da E.M. Professor Santo Granúzzio, no bairro Chapadão, Letícia Roberta Buck de Campos sobre o trabalho que os professores realizaram com os alunos do 1º ao 5º Ano sobre o tema da Paz.
Ao propor um estudo sobre esse tema e sobre a biografia de grandes pacifistas como Nelson Mandela, Chico Mendes, São Francisco de Assis, Jesus Cristo e Madre Teresa de Calcutá, o corpo docente da unidade objetivou a apropriação dos alunos pela cultura de paz e compreensão da sua importância para a transformação da atual sociedade, mais humana e igualitária.
“A partir dos estudos, a equipe decidiu transpor os conhecimentos adquiridos em sala de aula para além dos muros da escola e resolvemos socializar com os moradores do bairro. A passeata foi realizada em 4 de setembro, às 16h, com os nossos 146 alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e contamos também com ajuda de vários pais e membros do Conselho de Escola”, contou a diretora Elisângela Pedroso.
Foto: Marquinhos Ferreira

A passeata passou pelas ruas mais movimentadas do bairro (rua dos João de Barros, rua dos Tucanos, rua dos Gaviões, rua das Saracuras e rua dos Pavões). Os alunos apresentaram os trabalhos realizados em sala – cartazes sobre os pacifistas, folder sobre o tema e mensagens que foram entregues durante o evento.
Abaixo, uma das frases estudadas e divulgadas durante a passeata. BONDADE
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.
Nelson Mandela
















