O Prefeito Barjas Negri entregou na sexta-feira (20/04) a primeira Escola de Educação Infantil do Bosques do Lenheiro que significa 236 novas vagas na educação infantil e principalmente o início de uma nova fase para a comunidade.

O levantamento das necessidades de cada local visitado durante a campanha do Prefeito, apontava o Bosque do Lenheiro como uma das regiões mais carentes, necessitando de intervenções sociais urgentes.

“- Esta creche é uma reivindicação antiga, explicou o Prefeito Barjas Negri. O Bosque ficou aguardando a construção desta obra por mais de seis anos. Aqui tem trabalhadores de renda baixa, tem uma quantidade enorme de crianças e sei que isto vem em boa hora, permite dar uma educação a essas crianças, dar tranqüilidade para mãe que fica em casa ou que trabalha. Tenho certeza que nós cumprimos uma boa parte dos nossos compromissos de campanha que era revitalizar melhorar as condições de habitação e moradia aqui nos Bosques do Lenheiro”.

Durante a cerimônia, o Prefeito comentou – esta escola melhora a qualidade de vida e dá orgulho aos moradores. É uma conquista que não sai mais do Bosques do Lenheiro.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito Sérgio Pacheco: Milton Sérgio Bissoli, Procurador Geral do Município; Maria Reilza de Macedo Barrera, representando a Secretária de Educação Giselda Lombardi Ercolim; Paulo Prattes (Semob), Rogério Vidal (Sedema).

Rogério Nocera, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bosques dos Lenheiros, lembrou do primeiro encontro com o prefeito no início do seu mandato, quando formalizaram os pedidos de campanha: a construção da creche e a reforma das casas. – “Hoje estamos aqui para inauguração da creche e no último sábado estivemos na Prefeitura para assinar o contrato da reforma de 146 moradias em parceria com a Caixa Econômica Federal”, disse Nocera.

Para o agente de saúde local, Marcelo Jorge da Silva –“esta obra é um grande passo porque para uma criança tudo começa numa creche. Muitas crianças se deslocavam para outros locais agora permanecem no próprio bairro”.

Para atender a demanda a escola começou a funcionar antes mesmo da sua conclusão. Homenageada, a diretora da escola, Luciana Civolane Ferreira, fez questão de destacar o envolvimento das mães no processo participativo da escola – “isso, trouxe um ganho muito grande principalmente na auto-estima. A cada dia, percebo as mães mais interessadas, inclusive procurando arrumar melhor os filhos para virem à aula”. Por conta disso, o projeto pedagógico da escola para este ano é “redescobrindo o eu e valorizando os valores”.

A obra:

O projeto criado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) atende ao padrão de qualidade, modulada de acordo com a demanda apresentada pela Secretaria de Educação e entidades de bairro.

Executada pela Construtora e Pavimentadora Concivi Ltda.

Com uma área construída de aproximadamente 1.458,20m², o prédio abriga berçários I e II, maternal I e II, jardim I e II, pré I e II, lactário, banho e sonolário para berçários, diretoria, sala para funcionários, almoxarifado, depósitos para material pedagógico, materiais de limpeza, lavanderia, refeitório, cozinha e dispensa. O prédio possui ainda palco para atividades culturais, biblioteca e toda infra-estrutura necessária.

Futuramente a escola deverá ganhar uma área de lazer que deverá ocupar o restante do terreno.

A nova creche construída pela Prefeitura representa mais conforto, segurança e garantia de educação para as famílias.