Portal do Município de Piracicaba

Equipes do PSF Kobayat Líbano e Samu realizam parto

Mãe foi para uma consulta de rotina e, após exame, médico constatou trabalho de parto; o bebê Castiel Raziel nasceu ontem, quarta-feira, na unidade de saúde, pesando 2,650 kg e medindo 46,5 cm

Por CCS / Publicado em 07/08/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

O PSF (Programa Saúde da Família) Kobayat Líbano oferece atendimento de atenção primária à saúde, o que inclui acolhimento, consultas médicas, de enfermagem e visitas domiciliares, mas a rotina da unidade foi alterada ontem, quarta-feira, 6/08, com uma chegada “inesperada”: a do bebê Castiel Raziel, filho de Thalya Oliveira Marques da Silva, que foi até a unidade para uma consulta de rotina.

“Estava com um pouco de dor e tive um pequeno sangramento. Quando o médico me perguntou se percebi algum líquido, disse que estava sentindo naquele momento. Ele me examinou e disse que a bolsa tinha rompido. Fiquei nervosa, mas me acalmaram e agradeci por dar tudo certo”, relatou Thalya, 26, que também é mãe de um menino de 8 anos.

Com 37 semanas e 2 dias de gestação, Thalya deu à luz no consultório da Unidade de Saúde. Depois de examinar a mãe, o médico Rodrigo Nunes Lopes Mendes avaliou que não daria tempo de a paciente ser removida para o hospital.

A equipe do PSF, formada pela enfermeira Catia Ducatti, e as auxiliares de enfermagem Yara Mastandrea e Thais Fabbri, além das agentes comunitárias de saúde, pediram, então, auxílio do Samu e, juntos, realizaram o parto de Castiel Raziel, que chegou ao mundo com 2,650 kg, 46,5 cm e muita saúde.

“Estou feliz demais. Meu filho chegou de forma muito abençoada”, disse a mãe. Após o nascimento, mãe e filho foram transferidos para a Santa Casa e devem ter alta amanhã.

“Mobilizamos a unidade para fazer este atendimento. Foi emocionante ver bem mãe e bebê, que até mamou pela primeira vez no PSF”, disse Cátia.

A imagem mostra um grupo de pessoas em um ambiente interno, possivelmente uma sala de emergência ou unidade médica. A maioria das pessoas parece ser pessoal médico, vestindo uniformes escuros.No centro da imagem, uma mulher está deitada em uma maca, coberta com um cobertor térmico prateado. Uma das pessoas, vestindo luvas, segura um recém-nascido enrolado em um cobertor branco.A atmosfera geral parece ser de sucesso e celebração, com muitos dos indivíduos sorrindo para a câmera. Um ventilador de teto é visível no canto superior esquerdo da imagem.
Equipes do PSF Kobayat Líbano e do Samu fizeram o parto de Thalya


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.