Portal do Município de Piracicaba

Equipes da Sedema trabalham em várias frentes

Por Comunicação Social / Publicado em 22/05/2020
Tempo de leitura: 9 minutos.

Podas de árvores na avenida Taubaté (no bairro Perdizes), na avenida Orlândia e na área de lazer do bairro Loteamento São Francisco, e também na área verde onde será construída a sede do Jardim Botânico de Piracicaba (no Santa Rita), foram algumas das atividades executadas durante a última semana pela empresa terceirizada Engemaia – que é ligada ao Setor de Arborização da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

Avenida Tabubaté, no bairro Perdizes, recebeu poda de árvores

Nesta semana, a terceirizada realizou a destoca de árvores no Parque Piracicaba, no Parque Orlanda e na Vila Industrial. Destaque também para os serviços de poda, realizados no início do mês, nas avenidas Dr. Paulo de Moraes, Antônio Fazanaro e Higienópolis, que melhoraram a observação de semáforos e o risco de colisões de galhos com veículos de grande porte, como ônibus e caminhões.

Além dessas ações, houve o plantio de árvores nas áreas de invasão do Jardim Gilda e do Monte Líbano, e em calçadas de diversos bairros da cidade (a maioria solicitadas por meio do SIP 156). De acordo com dados do Viveiro Municipal de Mudas, foram plantadas 11 mudas em calçadas; 8 mudas em áreas verdes; e 38 mudas na rua Caçapava, em área de frequentes descartes irregulares. Abaixo, estão listadas outras ações realizadas por outros departamentos da Sedema: DESINFECÇÃO – As ações de desinfecção (entre os dias 14 e 17) percorreram locais como lotéricas, postos de saúde, pontos de ônibus e outros locais de grande circulação. Alguns dos lugares nos quais houve a desinfecção com água clorada foram: Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Hospital Unimed, Hospital Independência, Santa Casa de Piracicaba, Pronto Atendimento Infantil (PAI), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Piracicamirim, Vila Rezende e Vila Cristina (a antiga e a nova). Esse trabalho é coordenado pela Defesa Civil e realizado com a participação de equipes da Sedema, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Brigada de Emergência, colaboradores da Piracicaba Ambiental e da iniciativa privada.

Desinfecção de lotéricas ÁREAS VERDES – Entre os dias 15 e 21 de maio, as equipes da terceirizada Ecoterra executaram serviços de manutenção de áreas verdes nos bairros: Vila Fátima; Jardim Gilda; Jardim Maria; Campestre. Costa Rica; Parque 1º de Maio; São Luiz; Mário Dedini; Jardim Matilde; Terra Azul; Morada do Sol; São Luiz; Glebas São Joaquim; Jardim São Paulo; Jardim Oriente; Loteamento Minas Novas; Astúrias; Monte Feliz; Potiguar; São Jorge; Chapadão; Sol Nascente; e Anhumas. Algumas das avenidas onde houve esses serviços foram: Santa Catarina; Presidente Kennedy; Rio das Pedras; Paulista; Piracicamirim; Edne Rontani Basset; Euclides Figueiredo; Higienópolis; 1º de Agosto; Jaime Pereira; e Juscelino Kubitscheck. Os serviços ainda foram realizados em locais como a Área de Lazer do Trabalhador, o Centro de Lazer da Vila Cristina, o Parque da Rua do Porto, o Parque Piracicamirim, o Parque Natural; nas praças do Parafuso, Mário Teles, João Zago e Pelourinho; na Estação da Paulista; no Lar das Ruas; e nos terminais São José, Pauliceia e Cecap. OBRAS – O Setor de Obras da Sedema está com as seguintes obras em andamento: construção da praça no Parque Orlanda (rua Praga); manutenção e instalação de novos alambrados no campo de futebol do Jardim Caxambu; ampliação do campo de futebol do bairro Sol Nascente; reforma do imóvel 23 do Horto de Tupi /Estação Experimental de Tupi; construção da academia ao ar livre do Jardim Itapuã; construção de academia ao ar livre nos Residenciais Ypes, Piracicaba I, II e III, na Vila Sônia; manutenção pontual do piso da pista de caminhada do Mário Dedini (rua Olga Pagoto Santiago); manutenção da academia ao ar livre e dos brinquedos do Parque Eldorado; manutenção dos campos de areia do Jaraguá e do centro de lazer Altos do Piracicaba; limpeza da área onde será edificada a sede do Jardim Botânico (Santa Rita); e início da construção da academia ao ar livre do Jardim Primavera.

Manutenção em aparelho da Academia do Parque do Eldorado

RESÍDUOS SÓLIDOS – O setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Sedema retornou à rua Caçapava, no bairro Jardim Monte Líbano, para a retirada desta vez de cerca de 10 toneladas de material descartado irregularmente – entre entulho, galhos e rejeitos. Este é um dos "pontos viciados" do município em relação ao despejo irregular de materiais e lixo. Não custa lembrar que há duas semanas a Sedema retirou do mesmo local 8 toneladas de material descartado irregularmente. Limpeza na região dos bairros Santa Isabel e Jardim Bartira, onde houve o recolhimento de lixo, entulho e outros materiais descartados clandestinamente em áreas verdes. O recolhimento de resíduos dos oito Ecopontos do município prosseguiu normalmente, com a retirada regular de material depositado pela população nos mesmos e posterior transbordo para o Ecoparque.

Recolhimento de entulho e material descartado no Jardim Bartira

PIRACICABA AMBIENTAL – As equipes da empresa trabalharam no recolhimento do lixo, limpeza e varrição de diferentes locais da cidade entre os quais a praça Takaki, a praça José Bonifácio, a Rua do Porto, o Varejão da Paulista, o estacionamento da Estação Paulista, ruas do Bosques do Lenheiro e de outros bairros.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema e a equipe do Zoológico de Piracicaba promoveram uma 'live' mostrando os bastidores do Zoo – a cozinha, áreas de segurança, de cambiagem e a alimentação dos tigres, macacos, do urso Juco e outros – e contando curiosidades sobre a rotina do espaço. O NEA também prossegue com a campanha realizada junto aos empresários e comerciantes da região da praça Takaki, solicitando que os sacos de lixo sejam colocados na frente dos estabelecimentos na data da coleta e no horário próximo à mesma. A medida visa manter a limpeza do espaço público e evitar o surgimento de animais como ratos e baratas.

CEMITÉRIOS – Os serviços de sepultamentos, manutenção e limpeza nos cemitérios públicos municipais (Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna) continuam sendo executados normalmente.

BANHEIROS – A limpeza, higienização e manutenção dos 23 banheiros públicos da cidade também segue a programação rotineira. A terceirizada tem 52 funcionários trabalhando na limpeza dos sanitários do município.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.