Portal do Município de Piracicaba

Equipes da Prefeitura realizam força-tarefa para amenizar danos causados pela chuva

Ao menos dez pontos da cidade foram afetados; equipes seguem em atendimento, em conjunto com Corpo de Bombeiros e CPFL, e monitoramento dos locais afetados

Por CCS / Publicado em 12/12/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

A forte chuva que atingiu Piracicaba na tarde desta sexta-feira, 12/12, mobilizou a força-tarefa da Prefeitura, integrada pelas Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. As equipes atuam desde o início da chuva para amenizar os impactos e restabelecer a normalidade.
“Estamos com todas as nossas equipes nas ruas, além das terceirizadas, e vamos trabalhar ininterruptamente para amenizar os estragos da chuva, em parceria com o Corpo de Bombeiros e CPFL. Muitos postes caíram por conta da queda de árvores na rede. Vamos trabalhar no fim de semana, se necessário, até que seja restabelecida a normalidade”, explica o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio.
Até às 15h30, foram registradas quedas de árvores em, ao menos, dez pontos da cidade, entre eles: avenida Limeira (em frente à FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba), av. Oswaldo Cruz, av. Maurice Allain, rua do Rosário, rua Dona Maria Elisa, av. Luiz de Queiroz, av. Barão de Serra Negra, rua Dr. Jorge Augusto da Silveira e rua Edu Chaves. O Parque do Mirante e as proximidades da Praça da Matriz, na Vila Rezende, também apresentaram quedas de árvores e de postes em diferentes pontos.

A imagem retrata um cenário de destruição após um forte temporal. A chuva intensa é visível, caindo em gotas finas que criam um véu sobre a paisagem. Árvores de grande porte foram derrubadas, com galhos espalhados por toda parte, bloqueando um caminho de pedras molhadas. Postes de eletricidade e fios também parecem ter sido afetados, com alguns deles pendurados de forma precária. A vegetação densa ao redor sugere que o local é uma área arborizada, possivelmente um parque ou jardim. A atmosfera geral é de desolação e caos, com a natureza demonstrando sua força avassaladora.
O Parque do Engenho registrou quedas de árvores após a chuva da tarde de hoje

Na região do bairro Morumbi, houve alagamento na rua Dr Jorge Augusto da Silveira.
O número de árvores caídas ainda está sendo contabilizado pelas equipes. Até às 15h30 não havia registro de vítimas. A prioridade para remoção é para as árvores que atingem residências, obstruem vias e caídas sobre redes de energia.

FECHADOS – A chuva e o vento forte afetaram a região do Parque do Mirante, na Vila Rezende. O Aquário Municipal, que fica no espaço, e o Museu da Água, localizado na Av. Beira Rio, 448, estarão fechados amanhã, sábado, 13/12, e domingo, 14/12, devido aos problemas.

As equipes seguem em atendimento e monitoramento contínuo dos locais afetados e mobilizadas para atender às ocorrências e garantir a segurança da população.

ORIENTAÇÃO – A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante períodos de chuva e ventos fortes, evitando transitar em locais alagados, estacionar veículos próximos a árvores ou construções em obra e circular em calçadas com árvores de médio e grande porte. Também é importante atenção para possíveis quedas de postes e fiação energizada.

O Defesa Civil disponibiliza um canal de alertas meteorológicos. Para receber mensagens no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para 40199. Outras informações estão disponíveis em www.spalerta.sp.gov.br.

SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.