Equipe do Samu faz parto no Kobayat Líbano
Acionada por uma vizinha da gestante, integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Emergência realizaram o parto na madrugada do dia 7 de setembro

A rotina muitas vezes tensa do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), marcada por atendimento a vítimas após a ocorrência de acidentes que afetam a saúde de maneira grave, tem também momentos de alegria e celebração. Foi o que aconteceu com a equipe da técnica de enfermagem Karen Cordasso e do motorista socorrista marcos Prado, do Samu de Piracicaba.
Acionados na madrugada do dia 7 de setembro para atender uma ocorrência no bairro Kobayat Líbano, Karen e Marcos verificaram, ao chegar ao local, que uma mãe estava prestes a dar a luz. A mãe, em sua segunda gestação, estava acompanhada pela Polícia Militar, que prestou o primeiro atendimento, e de uma vizinha, que acionou o Samu. O nascimento de uma menina aconteceu à 1h38.
“A bebê nasceu bem, o parto foi realizado sem intercorrências e ambas foram conduzidas para a Santa Casa”, contou Karen, que já havia realizado outros partos anteriormente.
O Samu de Piracicaba tem 21 anos. Com base na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.000, no bairro Paulista, o serviço médico gratuito acionado pelo 192 conta com equipe integrada por cinco enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem, 30 condutores de veículo de urgência, 17 médicos e 18 técnicos auxiliares de Regulação Médica/Rádio Operadores, que atendem oito municípios da microrregião de Piracicaba, com população estimada em mais de 600 mil pessoas.
Atualmente, o Serviço conta com sete ambulâncias USB (Unidade de Suporte Básico), duas USA (Unidade de Suporte Avançado), uma UTI Móvel, e um veículo de apoio.
O número de atendimentos mensais do Samu de Piracicaba é de aproximadamente 3.000 ocorrências com envio de viatura. A maior parte dos atendimentos refere-se às ocorrências de rua, que envolvem solicitações de casos clínicos, trauma, obstetrícia, psiquiatria e pediatria, sendo a maior demanda as duas primeiras.
QUANDO ACIONAR O SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionado pelo 192 na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em caso de Intoxicação exógena e envenenamento; queimaduras graves; ocorrência de maus tratos; crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; quando houver acidentes/traumas com vítimas; afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento, desabamento; crises convulsivas e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
