Reparos e pequenas intervenções são realizadas diariamente em prédios públicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). A ação, desenvolvida por bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego Frente de Trabalho, sob orientação de um servidor público, visa a conservação da estrutura física de equipamentos públicos e acessibilidade da população nos serviços.

“Desde o início da atual gestão, as intervenções têm sido realizadas e conseguimos agilizar reparos, evitar processos burocráticos, além de economizar recursos para resolver pequenas demandas que chegam”, explica a secretária da Smads, Euclidia Fioravante.

Os serviços de manutenção realizados pela equipe da Smads, contemplam limpeza de caixa d’água, conserto de calçadas, substituição de placas de identificação, recolhimento de entulho, mudanças, troca de telhas, reparos elétricos, entre outros.

Márcio Felix de Souza, chefe de Manutenção, aponta a importância do setor para a secretaria. “A demanda de manutenção nos equipamentos públicos da Smads é diária, por isso, a mão de obra facilita e acelera o processo de execução do trabalho necessário. Atendemos a todos os serviços vinculados à pasta”.

A secretaria administra prédios que abrigam os serviços de Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social), Centro Pop (Centro de Referência para a População em Situação de Rua), Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem para pessoas em situação de rua, Núcleo de Apoio Social, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Casa dos Conselhos, entre outros.