A equipe da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) participou, nesta quinta-feira, 26/09, de uma visita técnica em São Paulo para conhecer o programa Sampa + Rural, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura, alocada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
A secretária Nancy Thame e a equipe de técnicos da Sema foram recebidos pela coordenadora de Agricultura, Lia Palm e a diretora de projetos, Maisa Calazans Silva, que trabalham diretamente na execução do programa.
A Sampa + Rural tem como objetivo expandir e fortalecer a agricultura da cidade, na zona urbana e na zona rural, que ocupa 28% do território da cidade, atendendo o Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável de São Paulo.
Por meio de uma plataforma (https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/), o Sampa + Rural reúne informações sobre onde comprar produtos locais, quem são os agricultores da cidade e quem comercializa esses produtos. A plataforma também traz atrações turísticas ligadas à natureza e turismo rural, mostrando as características ambientais e econômicas dessas regiões.
A equipe da Sema também visitou duas hortas urbanas que fazem parte da Sampa + Rural e uma das três CAE (Casa de Agricultura Ecológica), equipamento de referência para os locais de agricultura da cidade, com servidores que fornecem assistência técnica e extensão rural (ATER) aos locais de agricultura.
O Programa Sampa + Rural recebeu o prêmio de Inovação Ibero-Americana 2023, na 20ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).
De acordo com a engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, a visita foi importante para trocar informações entre as políticas públicas dos municípios de São Paulo e Piracicaba. “O Sampa + Rural e outros programas da Coordenadoria de Agricultura estão em sintonia com as políticas públicas da Sema, como o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), Patrulha Agrícola, Programa Municipal de Agricultura Urbana, Projeto Horta nas Escolas, entre outros”, destaca.