A equipe da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) participou, nesta quinta-feira, 26/09, de uma visita técnica em São Paulo para conhecer o programa Sampa + Rural, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura, alocada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

A secretária Nancy Thame e a equipe de técnicos da Sema foram recebidos pela coordenadora de Agricultura, Lia Palm e a diretora de projetos, Maisa Calazans Silva, que trabalham diretamente na execução do programa.

A Sampa + Rural tem como objetivo expandir e fortalecer a agricultura da cidade, na zona urbana e na zona rural, que ocupa 28% do território da cidade, atendendo o Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável de São Paulo.

Por meio de uma plataforma (https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/), o Sampa + Rural reúne informações sobre onde comprar produtos locais, quem são os agricultores da cidade e quem comercializa esses produtos. A plataforma também traz atrações turísticas ligadas à natureza e turismo rural, mostrando as características ambientais e econômicas dessas regiões.

A equipe da Sema também visitou duas hortas urbanas que fazem parte da Sampa + Rural e uma das três CAE (Casa de Agricultura Ecológica), equipamento de referência para os locais de agricultura da cidade, com servidores que fornecem assistência técnica e extensão rural (ATER) aos locais de agricultura.

O Programa Sampa + Rural recebeu o prêmio de Inovação Ibero-Americana 2023, na 20ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).

De acordo com a engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, a visita foi importante para trocar informações entre as políticas públicas dos municípios de São Paulo e Piracicaba. “O Sampa + Rural e outros programas da Coordenadoria de Agricultura estão em sintonia com as políticas públicas da Sema, como o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), Patrulha Agrícola, Programa Municipal de Agricultura Urbana, Projeto Horta nas Escolas, entre outros”, destaca.

Equipe visitou uma das hortas urbanas que fazem parte da plataforma Sampa +Rural
Técnicos da Sema foram recebidos na Coordenadoria de Agricultura de São Paulo