O Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” abriu a temporada 2006 no último sábado (dia 1º), quando a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolesi, e o prefeito Barjas Negri entregaram oficialmente a reforma interna do local. A noite também foi marcada pela abertura da exposição “Conquistando o Impossível”, do artista plástico Moacir Urbano, do evento Sapateia Pira e do espetáculo internacional “da Corda pro Pé”, com Christiane Matallo e Gilberto Syllos.

De acordo com Rosângela, a parte da reforma mais importante do Municipal foi do urdimento, onde ficam as varas suspensas, responsável para fazer subir e descer os cenários. A obra contemplou também a revisão do maquinário e a colocação das grades de proteção na escada de acesso ao urdimento. A Secretaria Municipal da Ação Cultural investiu aproximadamente R$ 120 mil nesta reforma.

O evento também foi marcado pela abertura do Café do Teatro, com renda do evento revertida para a creche Lygia Amaral Gobin, que também se responsabilizou em oferecer o atendimento ao público. Apresentaram coreografias no Sapateia Pira alunos de sapateado das escolas Studio 415, Espaço da Dança/Clube Atlético, Jussara Sansigolo, Empório da Dança e Oficina da Dança.

Segundo Rosângela Camolesi, a exposição de Moacir Urbano está no hall do Municipal porque a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra está em reforma. “Não podemos deixar a cultura parar. Por isso, abrimos este espaço para este artista de Rio das Pedras”, disse.

O artista plástico Moacir Urbano disse estar feliz em expor suas obras neste espaço. “Era um sonho antigo ver as minhas obras no Municipal de Piracicaba. Hoje ele se tornou realidade”, disse durante a abertura do evento. Ele agradeceu também a diretora da Pinacoteca, Darcy Libardi, por acreditar em seu trabalho.

Interessados podem visitar as 40 obras da exposição “Conquistando o Impossível”, de Moacir Urbano, está aberta no hall do Municipal para visitação até o próximo dia 30, de segunda-feira a domingo, das 13 às 17 horas.

O trabalho da bailarina, musicista e coreógrafa Christiane Matallo e do contrabaixista Gilberto de Syllos, um misto de música, dança, canto e performance num encontro de intérpretes e instrumentos musicais, foi apresentado pela primeira vez em Piracicaba. O “da Corda pro Pé” segue em julho e agosto para turnê em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Presenciaram o evento Maria Angélica Guércio (secretária de Desenvolvimento Social); Milton Sérgio Bissoli (Procurador-Geral); Sandra Negri (primeira-dama e presidente do Fussp); Miromar Rosa (Diretor do Centro de Comunicação); Roberto Felício (deputado estadual); Luis Henrique Zago (delegado da Seccional); Rose Bars (editora-chefe do Jornal de Piracicaba); Evaldo Vicente (diretor-proprietário da Tribuna Piracicabana), Orlando Bassa (presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Pedras) e Marcos Buzzeto (prefeito de Rio das Pedras).