Quatro entidades esportivas do município renovaram recentemente o termo de colaboração com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), pelo período de 12 meses que tem como objetivo a execução de serviços nas áreas do esporte, do lazer e/ou das atividades motoras. O chamamento atende a Lei Federal 13.019/2014, de 31 de julho de 2014 e suas alterações são regulamentadas pelo decreto Municipal nº 1.093 de 1º de junho de 2017. Dessa forma, Piracicaba passou a atender, desde então, as determinações do Marco Regulatório.

O chamamento público visa o desenvolvimento das modalidades no município, bem como a montagem das equipes de competição e a representação da cidade nas competições oficiais promovidas por Ligas, Associações, Federações e Confederações da modalidade; e ainda nas competições promovidas pelos órgãos oficiais de esporte do estado de São Paulo como Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais do Idoso, Jogos Estaduais do Idoso, Jogos da Juventude e também de competições especificas da modalidade e também nas competições de órgãos do esporte do Governo Federal sempre dentro das possibilidades orçamentárias e com o acompanhamento e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, contribuindo assim para o desenvolvimento do esporte local.

Na opinião do diretor de esportes do Esporte Clube Rezende, Ailton Vieira, a renovação da parceria é extremamente importante para o prosseguimento das atividades. “Sem o apoio da Prefeitura, o trabalho seria inviável pela falta de recursos. Felizmente, o prefeito Barjas e o secretário Pedro Mello tiveram essa sensibilidade e o trabalho continuará sendo desenvolvido”.

Ele destaca ainda que as modalidades que tiveram o termo de colaboração renovados – Terceira idade e futsal feminino – vem conquistando excelentes resultados nas competições estaduais que participam. “A nossa terceira idade conquistou recentemente mais um título dos Jogos Regionais do Idoso. Além disso, o futsal feminino, no qual sou gestor, sempre vem tendo destaque nas competições. São nove títulos seguidos dos Jogos Regionais”.

As aulas de futsal feminino são desenvolvidas para atletas a partir dos 7 anos às terças-feiras (19h30 às 21h30) no Ginásio do Parque Prezotto e às quartas e sextas-feiras (18h30 às 21h30) no Ginásio de Esportes Garcia Neto. Atualmente, são atendidas 40 atletas.

Para Armando Gameiro, gestor da modalidade de biribol, a renovação do chamamento é essencial para que seja mantido e fomentado o esporte no municipio. “Além disso, a renovação também tem o objetivo de formar novos atletas e oferecer entretenimento para o público em geral”, ressalta.

“A renovação do convênio traz uma tranquilidade às modalidades no sentido de continuidade no desenvolvimento do trabalho. Nosso objetivo é, cada vez mais, fortalecer as modalidades no municipio, já que temos observado o crescimento no número de adeptos. Vale ressaltar ainda o trabalho dos profissionais que são capacitados para o desenvolvimento positivo do trabalho”, afirma Diego Spigolon, responsável técnico da Associação Sport Way.

Segundo ele, a meta é “continuar realizando o trabalho de forma bastante séria e correspondendo com as expectativas do municipio”. Atualmente, são 130 atletas atendidos nas modalidades renovadas (judô feminino, malha, tênis masculino, tênis feminino e biribol).

O prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri enalteceu a importância do Poder Público no apoio ao esporte de base, contribuindo para o crescimento das entidades amadoras da cidade. “É um orgulho saber que o apoio de hoje ajuda o atleta do amanhã. Esse mesmo atleta que hoje precisa de nossa colaboração para crescer é o mesmo, que amanhã levará o nome de Piracicaba a todos os cantos do Brasil e do mundo”, explica o prefeito.

“Os projetos aprovados são voltados para o desenvolvimento motor geral e/ou específico de crianças e adolescentes por meio da prática de atividades desportivas e físicas orientadas, bem como para a iniciação ao desporto de maneira geral e/ou específica, por meio do Desporto de Rendimento, Lazer Fisico-Esportivo e Paradesporto”, enaltece o secretário municipal de Esportes, Pedro Mello.

As entidades que renovaram o termo de colaboração são:

Valor R$ 32 mil Entidade LIGA PIRACICABANA DE VOLEIBOL Modalidade: Volêi de praia

Valor R$ 79.139,00 Entidade ASSOCIAÇÃO SPORT WAY DE PIRACICABA Modalidade – Judô feminino

Valor R$ 99.796,00 Entidade ASSOCIAÇÃO SPORT WAY DE PIRACICABA Modalidade Biribol

Valor R$ 29.740,00 Entidade ASSOCIAÇÃO SPORT WAY DE PIRACICABA Modalidade – Malha

Valor R$ 49.470,00 Entidade ASSOCIAÇÃO SPORT WAY DE PIRACICABA Modalidade – Tênis masculino

Valor R$ 49.495,00 Entidade ASSOCIAÇÃO SPORT WAY DE PIRACICABA Modalidade – Tênis feminino

Valor R$ 130 mil Entidade – ESPORTE CLUBE REZENDE Modalidade – Terceira Idade

Valor R$ 27.972,00 Entidade – ASSOCIAÇÃO BOCHOFILA DE PIRACICABA Modalidade – Bocha

Valor R$ 89.100,00 Entidade ESPORTE CLUBE REZENDE Modalidade – Futsal feminino