Contemplado pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura) em 2012, o projeto “Entendendo o Rabecão”, de autoria do músico Álvaro Damazo, terá mais três apresentações. A próxima acontece na manhã do dia 25 de outubro, próxima quinta-feira na E.M. Professor Manoel Rodrigues Lourenço, no bairro Pau Queimado.
As duas primeiras apresentações do projeto aconteceram no último dia 04, na E.M. Wilson Guidotti, no Jardim Tókio. As últimas duas apresentações acontecerão na manhã do dia 08 de novembro, na E.M. Professor de Almeida Kronka, no bairro Eldorado.
“Entendendo o rabecão” é um espetáculo lúdico e musical, cujo centro é o contrabaixo acústico .A idéia é tocar peças próprias para o instrumento e trancrições de músicas conhecidas, mostrando ao público toda a potencialidade e beleza desse instrumento. Também serão apresentados poemas musicados e canções populares, tudo elaborado especialmente para este projeto.
“O objetivo é levar ao conhecimento do público a sonoridade de um instrumento pouco conhecido, com canções e histórias da nossa cultura, proporcionando assim a oportunidade de uma atividade diferente do que comumente acontece no cotidiano dessas pessoas. O espetáculo mostrará musicas originais e especialmente feitas para essa ocasião acrescidas de canções populares, poesias e histórias da nossa gente, levando assim uma grande carga cultural a estas pessoas que muitas vezes nunca tiveram acesso a este tipo de atividade”, explica o músico Álvaro Damazo, autor e realizador do projeto.
CURRÍCULO
Álvaro Damazo Iniciou seus estudos musicais em Araçatuba-SP no Instituto Musical Heitor Villa Lobos aprendendo violão clássico, posteriormente transfere-se ao "CEM José Renato" estudando música popular. A partir de 1993 começa a estudar no Conservatório de Tatuí-SP com a contrabaixista Valéria Poles e composição com Edson Beltrami. Estuda com o maestro Ernst Mahle e com o contrabaixista Antonio Arzolla(UNIRIO-RJ).
Leciona contrabaixo na EMPEM (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) é músico da Orquestra Sinfonica de Americana e é professor da escola de música da cidade. Atua como músico e arranjador do conjunto Ternamente Eclético e Preté trio.
FUNDO DE APOIO À CULTURA
O Fundo de Apoio à Cultura é administrado pelo NAA – Núcleo e Apoio Administrativo da SEMAC – departamento vinculado diretamente ao Gabinete do/a Secretário/a da Ação Cultural. Os recursos desse fundo são provenientes da locação dos Armazéns, espaços culturais e pátio do Engenho Central, assim como da locação dos ambientes do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.
A verba do FAC só pode ser utilizada em benefício de alguma ação, atividade vinculada especificamente à cultura local, via Secretaria Municipal da Ação Cultural.