As aulas do Ensino Fundamental da rede municipal retornam na próxima segunda-feira (13). Serão 11.496 alunos atendidos este ano, 50% a mais que em 2005, quando eram 7645. “São vagas em escolas novas, reformadas, classes vinculadas ou com adequação na logística”, disse Giselda Lombardi Ercolin, secretária de Educação. Para atender a demanda, foram chamadas 130 professoras do último concurso público.

O prefeito Barjas Negri autorizou a reforma e construção de várias escolas no ano passado. Estão prontas as unidades Antonia Jesuína Camillo Pipa (Santa Rosa), Antônio Rodrigues Domingues (Vila Fátima), Francisco Côrrea (Jardim São Paulo), João Antonio de Oliveira (Jardim Bartira), Profª Olívia Capranico (Mário Dedini) e Monte Rey (Parque Monte Rey), atendendo 1.315 alunos em novas vagas.

Outras quatro escolas estão em fase final de construção, nos bairros Perdizes, Jardim Alvorada III, Costa Rica e Jardim Chapadão. “Como os alunos já estão matriculados, as crianças foram transportadas para outras unidades”, disse Giselda. De acordo com a secretaria de Educação, todas as crianças das escolas que ainda não foram concluídas estão matriculadas e vão cursar o Ensino Fundamental. O atendimento será nas escolas Prof. Franco A. Kronko e na Maria Benedita Penezzi.

A secretária lembrou que todos os alunos com 6 anos completados até 30 de abril estão contemplados na Etapa Inicial, conforme determina a lei federal nº 11.114, de 17 de março de 2005. “Eles também terão laboratórios de informática e material pedagógico”, disse Giselda.