Foi realizado na manhã de hoje (23), no auditório do pavilhão 14 do Engenho Central, o Fórum para Abertura Desburocratizada de Empresas em Piracicaba, com objetivo de discutir formas de desburocratização de abertura de empresas no município e de esclarecimento da responsabilidade de cada ente federativo neste processo.O Fórum foi organizado pela Prefeitura por meio das secretarias municipais de Governo (SMG), Secretarias Municipais de Obras (Semob), Finanças (Semfi), Desenvolvimento Econômico (Semdec) e teve como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi) e Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba (Sincop)O prefeito Barjas Negri explicou que após dez anos, a partir da implantação do Sistema Integrado de Licenciamento (Sil), em Piracicaba se tornou uma tarefa mais fácil abrir uma empresa, porém, tornou-se necessário o aprimoramento. “ O evento tem a intenção de aproximar o setor público da sociedade porque a liberação de qualquer empreendimento depende de alvarás e outras autorizações de setores públicos, porém, barramos na necessidade de desburocratizar. O empresário não pode gastar tempo atrás de um balcão da Prefeitura para abrir uma empresa. Por isso essa ideia de realizar o Fórum e ouvir críticas e sugestões para melhorar os serviços prestados”.

Conforme explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Governo e de Desenvolvimento Econômico, José Antônio de Godoy, a redução da burocracia interna da Prefeitura em todas as áreas e a informatização, do que for possível, do serviço, está inserida no Plano de Governo da Administração. “É um evento voltado para entidades que tenha algum relacionamento com a Prefeitura para abertura de empresas. Por isso o Fórum, para reunir usuários do serviço e também os operadores dele.”

Esta intenção de troca para elaboração de diagnóstico foi elencada e apresentados três painéis para discutir o assunto.

O primeiro deles contou com os usuários do serviço, que externaram suas dificuldades durante o processo de abertura das empresas: Participaram Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Simespi e Sincop.

Os outros dois painéis elencaram os trabalhos da Prefeitura.Estes, são responsáveis por definir as regras para que as empresas sejam abertas e quais condições devem cumprir para realmente funcionarem em condições adequadas e dentro da legalidade. Participaram técnicos da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) e Secretaria Municipal de Obras, de Finanças e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Godoy explicou que ao final houve uma comissão interna da Prefeitura para analisar a viabilidade das mudanças e assim melhorar o processo de abertura de negócios na cidade.