Acontece a partir de sábado, 12/11, às 10h, no Armazém 13 do Parque do Engenho Central, a abertura do XI Salão Joca Adâmoli de Arte Contemporânea. O evento segue até 13/12, com visitação gratuita às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, das 12h às 16h. A realização é da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), com apoio do Sesc Piracicaba e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

Obra Naya shy de Lucas Romanzotti João Egídio Adâmoli, também conhecido como Joca Adâmoli, foi um pintor, desenhista e decorador e é considerado o primeiro pintor modernista da região de Piracicaba. Como forma de homenagear o artista, a Apap criou a exposição que leva o seu nome, promovida anualmente. A mostra congrega trabalhos de artistas associados ou não à Apap. Neste ano, serão 51 obras que farão parte do Salão, escolhidas pelo júri de artistas composto por Patrícia Alexandra Scalon, Renan Nakano e Antonio Roberto da Silva.

Obra Vergonha neurótica de Rato Feliz

Em sua décima primeira edição, o Salão Joca Adâmoli de Arte Contemporânea tem por objetivo não apenas ressaltar o elemento estético da arte, mas também seu papel de proporcionar ao olhar do público visitante o descolamento do senso comum, por meio do estranhamento, da reflexão e até mesmo do desconforto. Além disso, por ter um júri que possibilita a todos os artistas um papel participativo, fomenta o debate e novas aprendizagens sobre arte contemporânea.

Os critérios utilizados para a seleção das obras foram sintonia e coerência com a contemporaneidade, qualidade técnica, acabamento adequado à proposta, possibilidades de diálogo entre as obras do próprio artista e/ou com os demais participantes, variedade de contextos, leituras proporcionadas pelo trabalho, originalidade e inovação.

Ilumina meu dia, mas queima minha pele de Larissa Luiz SERVIÇO – XI Salão Joca Adâmoli de Arte Contemporânea. De 12/11 a 13/12, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h e aos sábados das 12h às 16h, no Armazém 13 do Parque do Engenho Central, localizado na avenida Maurice Allain, 454, Nova Piracicaba. Entrada gratuita.