Engenho Central sedia 1º Encontro Anual de Opala e Caravan de Piracicaba

Mais de 500 veículos são esperados no I Encontro Anual de Opala e Caravan de Piracicaba, que será realizado neste domingo (22), das 9h às 17h, no Engenho Central. O evento é organizado pelo Clube do Opala e Caravan do município e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A entrada para a exposição dos veículos será dois quilos de alimentos, revertidos à Associação de Assistência Social Betel – Lar Betel.
O encontro – que surgiu da ideia de aproximar os Clubes da região e de todo o Brasil, e realinhar o evento que teve início na cidade de Jundiaí, chegando a reunir mais de 2.000 carros -, tem como objetivo, fomentar o conhecimento sobre os veículos, os cuidados, manutenção e outros assuntos relacionados ao mundo dos apaixonados pelas máquinas lendárias.
O evento contará com praça de alimentação, comércio de peças e antiguidades, mercado de pulgas e entretenimento.
O acesso de carro poderá ser feito pelas pontes do Mirante e do Morato. A pé, é possível chegar ao local também pela Ponte Pênsil e Passarela Estaiada.
Opalas e Caravans
Criado como Projeto 676, o Opala foi fabricado no Brasil entre os anos 1968 e 1992, baseado no modelo Rekord, da Opel, com alguns retoques feitos pela General Motors. Sendo este o primeiro veículo nacional da montadora, seu nome foi escolhido por remeter a uma pedra preciosa, a opala.
Ao longo de sua história, o Opala teve diversas versões e chegou a vender quase 1 milhão de unidades. Com os passar dos anos, recebeu alterações estéticas e avanços tecnológicos e, em 1975, passou pela primeira reestilização. A frente recebeu nova grade, para-choque e ligeiras alterações nos faróis. A traseira ganhou dois pares de lanternas circulares. A família Opala cresceu e passou a contar com uma perua, a Caravan.
