Com explicações ricas em detalhes e curiosidades sobre o Parque do Engenho Central de décadas passadas, a terceira edição do passeio histórico pelo complexo, realizada no último domingo, 7/04, reuniu cerca de 50 pessoas, que por cerca de duas horas caminharam do Portal do Engenho, na avenida Maurice Allain, até corredores entre os tantos armazéns do seu interior.
O passeio é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), com apoio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). A atividade foi conduzida pelo historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo e pelo diretor do Misp, Pedro Maurano.
Marcela Viana Franzol, de 18 anos, participou do passeio pela primeira vez. “O que mais gostei foi ver como eram as estruturas de antigamente e poder comparar como são as construções de hoje”.
Fábio Antônio Fernandes, de 54 anos, ficou impressionado com a atividade. “Desde o início a explicação foi detalhista, prédio por prédio. Também adorei como os guias do passeio ‘derrubaram’ certos mitos do Engenho Central, como deixar claro e com respaldo histórico de que nunca existiu mão de obra escrava aqui”.
Já Lúcia Cortez, de 53 anos, destacou o esforço da Prefeitura de Piracicaba em promover o passeio. “Valoriza o que temos de melhor na nossa cidade. Recomendo muito à população”.
A quarta edição do Passeio Histórico no Engenho Central será anunciada em breve. Como nas duas primeiras realizações, as vagas são limitadas e as inscrições são feitas por meio de um formulário online, previamente divulgado no site da Prefeitura e redes sociais da Semac.