Grupo ouve explicações e caminha pelo Engenho
Grupo ouve explicações e caminha pelo Engenho

Com explicações ricas em detalhes e curiosidades sobre o Parque do Engenho Central de décadas passadas, a terceira edição do passeio histórico pelo complexo, realizada no último domingo, 7/04, reuniu cerca de 50 pessoas, que por cerca de duas horas caminharam do Portal do Engenho, na avenida Maurice Allain, até corredores entre os tantos armazéns do seu interior.

O passeio é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), com apoio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). A atividade foi conduzida pelo historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo e pelo diretor do Misp, Pedro Maurano.

Atividade passa por diversos locais do Engenho Central
Atividade passa por diversos locais do Engenho Central

Marcela Viana Franzol, de 18 anos, participou do passeio pela primeira vez. “O que mais gostei foi ver como eram as estruturas de antigamente e poder comparar como são as construções de hoje”.

Fábio Antônio Fernandes, de 54 anos, ficou impressionado com a atividade. “Desde o início a explicação foi detalhista, prédio por prédio. Também adorei como os guias do passeio ‘derrubaram’ certos mitos do Engenho Central, como deixar claro e com respaldo histórico de que nunca existiu mão de obra escrava aqui”.

Já Lúcia Cortez, de 53 anos, destacou o esforço da Prefeitura de Piracicaba em promover o passeio. “Valoriza o que temos de melhor na nossa cidade. Recomendo muito à população”.

A quarta edição do Passeio Histórico no Engenho Central será anunciada em breve. Como nas duas primeiras realizações, as vagas são limitadas e as inscrições são feitas por meio de um formulário online, previamente divulgado no site da Prefeitura e redes sociais da Semac.