Portal do Município de Piracicaba

Engenho Central recebe última apresentação da comédia A Herança do Tio Padre

Entrada é gratuita e espetáculo será realizado no domingo, 15/03, às 17h, no Armazém 14

Por CCS / Publicado em 10/03/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

O espetáculo A Herança do Tio Padre, do grupo Barracão da Vó, será apresentado pela primeira vez em Piracicaba no domingo, 15/03, às 17h, no auditório do Armazém 14, no Engenho Central. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla, por meio do link: http://bit.ly/40r54Cf.

A imagem mostra uma cena teatral com seis atores alinhados no centro do palco, que está decorado com cortinas vermelhas nas laterais, painéis coloridos e um fundo amarelo no topo. O palco é iluminado por luzes azuis, criando um ambiente dramático. Os atores exibem expressões de surpresa ou choque: um homem à esquerda está com a mão na boca, outro segura um envelope amarelo, uma pessoa vestida com traje religioso está com as mãos juntas, uma mulher segura o rosto de um menino, e um homem à direita toca a cabeça do menino. O cenário inclui uma poltrona azul e uma planta à esquerda, e uma cadeira azul com almofada rosa à direita. O chão reflete as luzes coloridas, acrescentando profundidade à cena.
Comédia fecha temporada iniciada em agosto de 2025.

A comédia marca também o encerramento da atual temporada da peça, iniciada em agosto de 2025 e já assistida por milhares de espectadores em diferentes cidades do estado de São Paulo, como Campinas, São Sebastião, Praia Grande, Vinhedo, Caraguatatuba e Botucatu.

Com direção de Rodrigo Cintra e texto de Vioblaque Cavalcante, o espetáculo, que contará com acessibilidade em Libras, transporta o público para a década de 1970, explorando situações familiares com muito humor. A trama acompanha Eugênio, que recebe uma notícia capaz de mudar sua vida: se tornar um homem rico. Anos antes, seu tio João, um padre conhecido pelo comportamento rígido, prometeu lhe deixar uma herança sob a condição de que ele se casasse com sua noiva, Luiza, e conquistasse respeito na sociedade.

O problema é que o relacionamento terminou há dez anos. Desde então, Luiza se casou com André, melhor amigo de Eugênio, e os dois tiveram um filho, Carlinhos. A situação desencadeia uma série de confusões e mal-entendidos que conduzem a história por momentos de humor e reviravoltas.

O figurino assinado por Talita Santos, aliado à trilha sonora, reforça a atmosfera nostálgica da montagem, com referências ao estilo colorido e marcante da década de 1970.

A peça conta ainda com a participação especial da atriz Iracema Cavalcante, reconhecida por sua trajetória no circo e no teatro. Em 2025, a artista completou 60 anos de carreira.

“Comemorar 60 anos de carreira no palco, com esse personagem divertido e tão querido pelo público, é um presente. Estar em Piracicaba com o Barracão da Vó deixa essa celebração ainda mais especial”, afirma Iracema Cavalcante.

Após a apresentação, o público poderá participar de um bate-papo com a atriz, além de acompanhar a distribuição de livros autografados e o sorteio de camisetas.

A imagem mostra uma mulher idosa em uma pose dramática e teatral. Ela está olhando para cima com uma expressão intensa, que pode ser de agonia, súplica ou desespero. Seu rosto está marcado por rugas profundas, e sua boca está ligeiramente aberta, mostrando os dentes. As mãos estão levantadas e abertas ao nível dos ombros, como se estivesse implorando ou expressando um forte sentimento. Ela veste uma roupa preta que lembra um hábito clerical, com uma pequena gola branca visível e uma capa curta preta sobre os ombros. Um grande crucifixo de madeira está pendurado no pescoço dela por uma corrente. A iluminação é dramática, destacando as texturas da pele envelhecida e as dobras da roupa, contra um fundo escuro em tons marrons e com um leve padrão azul visível à direita. Acima da cabeça dela, há uma linha de luz azul vibrante que parece fazer parte da cenografia ou iluminação cênica. A perspectiva da foto é levemente de baixo para cima, o que realça o olhar voltado para cima e a intensidade da cena, sugerindo que a imagem foi capturada em um momento emocional forte, possivelmente durante uma apresentação teatral ou cena de filme.
Após a apresentação, haverá bate-papo com a atriz.

O projeto Iracema Cavalcante e A Vida Maravilhosa nos Circos Teatros: 60 anos de carreira foi contemplado pelo edital CultSP/PNAB 20/2024, voltado à produção, realização e manutenção de projetos culturais de pessoas com 60 anos ou mais na indústria criativa. A iniciativa conta com apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado.

A realização ocorre com recursos do programa CultSP, vinculado à PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Piracicaba.

SERVIÇO – Espetáculo A Herança do Tio Padre, do grupo Barracão de Vó. Domingo, 15/03, às 17h. No auditório do Armazém 14, no Engenho Central (Avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Ingressos gratuitos pelo link http://bit.ly/40r54Cf. Informações: @barracaodavocircoteatro (Instagram) ou pelo telefone (15) 98801-4217.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.