Hot Club de Piracicaba é anfitrião do Festival no Teatro do Engenho - Foto Antonio Trevellin

O palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, recebe no sábado, 19/08, e domingo, 20/08, sempre a partir das 15h, o 9º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba, que reunirá músicos de países como Argentina, Chile, Venezuela e Equador, além de diferentes estados do Brasil. Com entrada gratuita, o evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e faz parte da programação de 256 anos da cidade.

No sábado, 19/08, o festival terá show do Hot Club de Piracicaba (com André Grella, Eli Silva, Eloy Porto Neto, Frank Edson, Fernando Seifarth, Marcos Moraes e Wagner Silva) com a cantora Estela Manfrinato e participação de Pa Moreno.

No mesmo dia, se apresentam o trio Fran Seglie, Roque Monsalve (Argentina) e Rafael Marrero (Venezuela/Argentina), além do experiente Jazz Cigano Quinteto (Curitiba), Bina Coquet, Yuval Bem Lior, Marcelo Cigano e Danilo Vianna (São Paulo-Rio de Janeiro), com participação do clarinetista chileno Sebastián Abuter. A abertura ficará com o grupo mineiro Outro Gato. Haverá, ainda, dança de lindy hop com os dançarinos Renata Meireles e Guilherme Ribeiro.

Trio Monsalve, Siegle e Marrero é formado por argentinos e um venezuelano - Foto Divulgação
Trio Monsalve, Siegle e Marrero é formado por argentinos e um venezuelano – Foto: Divulgação

Já no domingo, 20/08, o festival segue com shows dos chilenos Gabriel Feller Y Ana Barría (Ana & Gabriel) e Sebastian Abuter, Bjarke Lundi (Dinamarca/Equador) e Ricardo Pellican (Argentina), com Sebastian Di Lorenzo (Argentina). Na sequência, acontece o Concerto em Homenagem a Marcelo Modesto, com Daniel Pezin (Campinas), Monica Marianno, Bina Coquet e Thadeu Romano (São Paulo), Fernando Seifarth (Piracicaba) e Mauro Albert (Florianópolis). A abertura será do grupo campineiro Gadje Roma.

“Esse é um ano muito especial para nós, em que o festival completa 10 anos e o Hot Club chega aos 15 anos de atividades, sempre destacando o jazz cigano. Piracicaba chegou a ser chamada de ‘a capital do jazz manouche no Brasil’, o que mostra a grande aceitação ao estilo. Neste ano contaremos com grandes músicos sul-americanos e estamos certos que será mais uma edição inesquecível”, diz José Fernando Seifarth, idealizador do Hot Club e do festival.

O 9º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba tem produção da Empório Produções e também conta com apoio da Neurônio Adicional, Jazz Spot, Jovem Pan, Tutta Birra, Casaretto, Primo Luiz, La Maquina e New Life Hotel.

Ana e Gabriel são uma formação de jazz manouche do Chile - Foto Divulgação
Ana e Gabriel são uma formação de jazz manouche do Chile – Foto: Divulgação

JAM SESSIONS – Como parte do 9º Festival de Jazz Manouche, duas jam sessions acontecem em paralelo à programação oficial no Teatro do Engenho: uma na Tutta Birra na sexta-feira, 18/08, às 19h, e outra no Primo Luiz, na segunda, 21/08, às 20h. Os locais cobram couvert artístico como entrada.

O FESTIVAL – O Festival de Jazz Manouche de Piracicaba foi realizado pela primeira vez em 2013 e, em seguida, chegou a Campinas e a São Paulo, quando o Bourbon Street Music Club sediou a primeira edição paulistana do festival. Na segunda edição do evento piracicabano, em 2014, o movimento passou a chamar a atenção no exterior, conquistando a presença de grandes artistas internacionais, como Richard Smith (Reino Unido) e Dario Napoli (Itália), o que possibilitou um intercâmbio com expoentes nacionais do estilo.

O festival continuou a ser realizado ao longo dos anos. Em 2018 foi realizada a primeira edição dedicada a artistas da América do Sul, que reuniu, na época, a participação de representantes da Argentina, Chile, Colômbia e Equador. O evento passou por um hiato durante a pandemia e, em 2022, recebeu Alma Nouche, Bina Coquet & Florian Cristea, com Danilo Vianna, Nando Vicencio e Fernando Seifarth, Marcos Moraes, Alessandro Penezzi, Sandro Haick, com participação de Julia Simões, Hot Club de Piracicaba e Lu Garcia, com participação de Renata Meireles e Guilherme Ribeiro (dança).

Ricardo Pellican, da Argentina, se apresenta no domingo - Foto Divulgação
Ricardo Pellican, da Argentina, se apresenta no domingo – Foto: Divulgação

JAZZ MANOUCHE – O jazz manouche surgiu no início do século 20, em Paris (França), quando o guitarrista belga Django Reinhardt e o violinista francês Stéphane Grappelli formaram, junto a outros músicos, o quinteto do Hot Club de France, que, ao unir o swing americano e a improvisação jazzística ao fraseado cigano, criou o jazz manouche, ou gypsy jazz, estilo que conquistou músicos em diferentes partes do mundo.

SERVIÇO – 9º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba. Sábado, 19/08, e domingo, 20/08, a partir das 15h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos. Entrada gratuita. Na avenida Doutor Maurice Allain, 454. Informações: 3403-2600.