A Casa do Povoador e o Engenho Central recebem, a partir desta sexta-feira, às 20h, mais uma temporada da peça Travessias, do Grupo Forfé de Teatro. Com direção de Felipe de Menezes e dramaturgia de Tadeu Neto, o espetáculo será apresentado em três finais de semana, nos dias 04, 05,18, 19, 24, 25 e 26 de março. A peça, que conta com recursos obtidos por Lei Rouanet no valor de R$ 60 mil, via Companhia de Saneamento de Jundiaí e pela prefeitura municipal de Piracicaba, na ordem de R$ 4,5 mil, tem o apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Setur (Secretaria Municipal de Turismo). A entrada é gratuita, com limite de 28 pessoas por apresentação.
Em Travessias, cinco mulheres habitam um lugar mítico, onde não existem homens, uma terra de existência e resistência. Com a possibilidade de invasão de homens vindos de outra terra, a questão que sobressalta é: ela mantém seus ideais e deixam a vida se esgotar ou permitem a entrada dos homens e ceifam sua ideologia?
De acordo com a Secretária Municipal da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese, “Travessias nos brinda com uma apresentação que discute o papel da mulher como protagonista de sua existência, numa montagem surpreendente, que percorre alguns dos cartões postais mais importantes de Piracicaba”, disse ela, referindo-se ao trajeto feito por barco, onde expectadores e atores percorrem o rio Piracicaba da Casa do Povoador até o Engenho Central.
O elenco, formado por Thaís Dias, Vânia Lima, Daniela Cavagis, Eva Prudêncio, Djeisa Salgado e Andreia Abreu, contou com a direção de Felipe de Menezes. “Partiremos de uma fábula simples onde os homens deixam suas terras e suas mulheres, estas, por sua vez, erguem um Estado político e constroem uma nova identidade coletiva sem a interferência masculina. Depois disso nosso dramaturgo inseriu a poesia. O resultado é uma cena que mistura elementos épicos, líricos e dramáticos", explicou Menezes, que também é diretor do Grupo Forfé, que neste ano completa 18 anos de atividades em Piracicaba.
Rio Piracicaba como cenário
Durante a encenação, que se inicia na Casa do Povoador, atores e público sobem o rio Piracicaba por barco, navegando à beira do rio, onde a peça termina no Engenho Central. "Só foi possível realizar o espetáculo porque tivemos nosso projeto aprovado pela Lei Rouanet e também contou com o apoio da Ação Cultural. Não fosse isso, seria impossível. São mais de 20 pessoas entre elenco e equipe técnica. Às vezes, os ensaios duram 12 horas por dia. Essa retomada do trabalho está sendo bastante importante nesse momento em que o grupo completa 18 anos. E Travessias é um dos espetáculos mais amados pelo nosso coletivo", afirmou o diretor.
SERVIÇO– Travessias. Grupo Forfé de Teatro. Dramaturgia de Tadeu Renato e direção de Felipe de Menezes. Estreia dia 03/03, às 20h, na Casa do Povoador (Avenida Beira Rio, Nº 800, Piracicaba-SP). Durante o mês de março, as sessões ocorrerão nos dias 04, 05, 18, 19, 24, 25 e 26, sempre às 20h (com chuva não haverá apresentação do espetáculo). A entrada é gratuita, limitada a 28 pessoas. Os ingressos poderão ser retirados no mesmo local meia hora antes da peça começar. Indicação: 16 anos.