O Pimenta Preta é um grupo de músicos locais com repertório voltado para o partido alto
O Pimenta Preta é um grupo de músicos locais com repertório voltado para o partido alto

Amanhã, sábado, 02/12, a partir das 12h, no Armazém 17 do Parque do Engenho Central, será realizada a festa de celebração do Dia Nacional do Samba, comemorado em todo o Brasil nesta mesma data. O evento é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (DCPN), em parceria com a Acespir (Associação Cultural das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Piracicaba). O evento é gratuito.

Além de celebrar o samba, a data tem como objetivo promover o encontro de sambistas de Piracicaba. A festa terá shows de Samba Patrícia Ribeiro, Grupo Pimenta Preta e Pagode do Guts, além de roda de Samba de Lenço, do Mestre Antônio Carlos Ferraz, e set do DJ Du Kalifa.

Samba Patrícia Ribeiro está na ativa há sete anos e já participou de diversos eventos em Piracicaba, como Chô Segunda (Quilombola), Projeto 14 Sambas, Festa Das Nações, Noite das Tradições, Show Clara Nunes e Encontros Piracicabanos, ambos no Sesc.

O Pimenta Preta é um grupo de músicos locais com repertório voltado para o partido alto e pautado na força da batucada forte do samba. As influências são artistas como Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Beth Carvalho e Fundo de Quintal.

O Pagode do Guts é comandado pelo músico piracicabano Gustavo Henrique, nascido e criado no bairro Pauliceia. O cantor, hoje com 29 anos, começou sua trajetória na música tocando flauta doce na Guarda Mirim com 12 anos de idade, após alguns anos, ganhou seu primeiro violão e começou a compor suas primeiras canções.

DIA – O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro e surgiu por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso Na Baixa do Sapateiro, canção esta que expressava todo o seu amor pelo estado da Bahia, local que ainda não conhecia. Essa foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez.

SERVIÇO – Dia Nacional do Samba. Amanhã, sábado, 2/12, das 12h às 17h, no Armazém 17 do Engenho Central. Entrada gratuita. Avenida Maurice Allain, 454.