Portal do Município de Piracicaba

Engenho Central recebe amanhã, 30/10, o BikeCine

Iniciativa terá exibição de curtas-metragens e do filme Flow, vencedor de melhor animação no Oscar 2025

Por CCS / Publicado em 29/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um evento de cinema ao ar livre, onde o público assiste a um filme projetado em uma tela grande. O diferencial deste cinema é que a energia para a projeção é gerada pela pedalada dos espectadores em bicicletas estacionárias. No primeiro plano, à esquerda, uma bandeira azul com letras amarelas grandes exibe a palavra "BIKE" e a frase "CINEMA AO AR LIVRE MOVIDO A BICICLETAS" e "by Cine Pedal". A bandeira também contém logotipos de patrocinadores na parte inferior. Ao centro e à direita, o público está sentado em cadeiras brancas e em bicicletas equipadas com rolos para gerar energia. As bicicletas estão dispostas em fileiras, e algumas pessoas estão pedalando enquanto assistem ao filme. A tela exibe uma cena com pessoas em bicicletas em um ambiente natural. O evento ocorre à noite, com iluminação ambiente proveniente de postes e das luzes do palco e da tela, criando uma atmosfera agradável para o cinema ao ar livre. Árvores e folhagens ao fundo sugerem que o evento está acontecendo em um parque ou praça.
Iniciativa terá exibição de curtas-metragens e do filme Flow, vencedor de melhor animação no Oscar 2025 _ Danilo Ramos

O Engenho Central recebe amanhã, 30/10, o BikeCine, cinema itinerante movido a pedaladas que une cultura, sustentabilidade e diversão. A experiência acontece no pequeno pátio, com sessões gratuitas de curtas-metragens às 19h e do longa Flow, às 20h. Os ingressos podem ser retirados, presencialmente, uma hora antes do evento ou pelo site bikecine.com.br.

O BikeCine funciona exclusivamente com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Quem for assistir pode escolher: curtir o filme sentado nas 150 cadeiras da plateia ou participar ativamente pedalando em uma das 16 estações — 12 bicicletas fixas e quatro bases para quem quiser levar a sua. Para o público infantil, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, o projeto oferece o pedal de mão, um recurso que permite participar da geração de energia de forma divertida e acessível.

A imagem mostra duas bicicletas em um suporte, prontas para uso. A bicicleta em primeiro plano é branca e está posicionada à esquerda, enquanto uma bicicleta laranja está ao fundo, à direita. Ambas as bicicletas parecem ser elétricas, com motores visíveis nos cubos das rodas traseiras. Ao fundo, um furgão branco com o logotipo "BIKE" em letras azuis estilizadas está estacionado. O furgão tem um design gráfico com figuras de pessoas andando de bicicleta. A cena noturna, com iluminação artificial, sugere um evento ou demonstração relacionado a bicicletas.
O BikeCine funciona exclusivamente com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público _ Lucas Rosendo

A energia das pedaladas se transforma em energia elétrica, pela cinética gerada dos movimentos do pedal. O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.

O BikeCine em Piracicaba é viabilizado por meio da Lei Rouanet, incentivo a projetos culturais, com patrocínio da Mirante e Instituto Aegea, apoio da Prefeitura de Piracicaba, realização BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SINOPSE – A programação em Piracicaba inclui curtas-metragens e o longa Flow, animação vencedora do Oscar 2025, que conta a história de um gatinho em um mundo inundado. Do diretor Gints Zilbalodis, da Letônia, o filme conta a história de um gato solitário em um cenário pós-apocalíptico que um dia é perseguido por cães e vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver, enfrenta diferentes ameaças, até encontrar abrigo em um pequeno barco povoado por diversos animais. Nesse veleiro eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo mundo.

A imagem mostra um gato preto com grandes olhos amarelos, olhando para a direita. O gato está em primeiro plano, com o corpo parcialmente visível. Ao fundo, há um corpo de água de cor verde-azulada, com reflexos da luz do sol. Atrás da água, vislumbra-se uma estrutura arquitetônica com arcos e colunas, que parece ser antiga ou em ruínas. O céu está parcialmente obscurecido por uma estrutura de madeira escura, possivelmente o teto de um barco ou de uma construção. A iluminação sugere que é fim de tarde, com raios de sol dourados incidindo sobre a cena.
Animação Flow será exibida no BikeCine

SERVIÇO – BikeCine, amanhã, 30/10, às 19h e às 20h, no pequeno pátio do Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Em caso de chuva, o evento acontecerá no Galpão 9. Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no https://bikecine.com.br ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.