Enfermeiras recebem capacitação sobre coleta do papanicolau

Cerca de 150 enfermeiras da rede de Atenção Básica de Piracicaba e de algumas cidades da região recebem nesta terça e quarta-feira (10 e 11) uma capacitação sobre a coleta do papanicolau. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o DRS-X (Departamento Regional de Saúde), o evento tem o objetivo de promover a humanização e o aperfeiçoamento profissional na coleta de material do exame citopatológico.
O treinamento contou ainda com a presença de alguns médicos e biomédicos e abordou temas como acolhimento, rastreamento, aperfeiçoamento profissional e avaliação laboratorial da coleta e do fluxo do exame no município. “O objetivo principal é qualificar o processo de trabalho de todas as unidades que coletam o exame e utilizar recomendações padronizadas nas condutas clínicas para o cuidado adequado às mulheres identificadas como possíveis portadoras de lesões precursoras ou invasivas”, destaca a enfermeira Karina Corrêa, tutora da Atenção Básica do município.
Segundo Karina, a efetividade no controle do câncer requer estratégias que garantam ação integral ao paciente, desde a prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos. “O tratamento do câncer de colo uterino é mais efetivo quando diagnosticado em sua fase inicial, por isso é tão importante desenvolvermos ações para incrementar a detecção precoce da doença”, diz.
O evento é ainda uma continuidade à capacitação desenvolvida pela Fosp (Fundação Oncocentro de São Paulo) sobre o tema. “Alguns enfermeiros do município participaram do curso na capital e agora serão multiplicadores das informações a seus colegas. É importante para qualificar ainda mais o trabalho de nossas unidades”.
OUTUBRO ROSA Por conta da campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde realizou ação voltada ao exame de papanicolau, preventivo ao câncer de colo de útero.
Durante todas as terças e quartas-feiras do mês de outubro, as unidades da Atenção Básica realizaram a coleta de material sem a necessidade de agendamento prévio. No total, 3.065 exames foram realizados pelas unidades, incluindo 116 coletas na sede do Projeto Ilumina.
