Com o tema Mercado de Trabalho: Barreiras Atitudinais, Ingresso e Adaptações, a XI Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência foi aberta na tarde de segunda-feira, dia 04/09, na Escola do Legislativo, da Câmara Municipal. O encontro ministrado pela psicóloga e especialista em gestão e negócios Gabriella Gimenes, com mediação de Manuella Ruiz, pessoa com deficiência visual monocular, formada em Marketing com MBA em gestão de negócios, reuniu jovens e adultos. A realização do evento é do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
“O mercado de trabalho tem mudado constantemente. Hoje, a maioria das empresas entendem que para faturar, as pessoas precisam ter percepção do produto e para isso, é necessário ter em sua equipe, pessoas engajadas e felizes que atendam de forma efetiva os seus clientes e gerem resultados financeiros”, disse a psicóloga, afirmando que o engajamento dessas pessoas, seja pessoa com deficiência ou não, se dá pelo bom relacionamento interpessoal e adaptações no trabalho.
Entre as competências que o mercado exige, constam a inovação e o pensamento analítico, aprendizagem ativa, solução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, originalidade e iniciativa, uso de tecnologias, design e programação, resiliência e tolerância ao estresse, raciocínio e solução de problemas, inteligência emocional, experiência do usuário, orientação para servir, análise e avaliação de sistemas, persuasão e negociação. “Poucas coisas são técnicas e a maioria é comportamento. Muitas vezes temos pessoas com ótimos currículos, mas que não sabem se relacionar, ao passo que causam barreiras atitudinais aos demais colegas, com comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social das pessoas de modo geral, em igualdade de condições e oportunidades”, esclareceu.
Um dos assuntos abordados apontou a deficiência como responsabilidade social na qual todas as pessoas devem ser apoiadas para viver uma vida independente e plena para enfrentar os desafios que todas as pessoas, incluindo aquelas que, com deficiência, experimentam. Gimenes afirmou que para ingressar no mercado de trabalho é necessário estabelecer um objetivo de vida, ter autoconhecimento, buscar qualificação e aproveitar as tecnologias para se qualificar.
Beatriz da Cruz, 18 anos, participou do encontro e questionou se a sua deficiência poderia impedi-la de ingressar no mercado. “Não acredito que a deficiência seja um impedimento, mas às vezes o problema é o desconhecimento e não o preconceito. Nem todas as empresas têm a predisposição em se adaptar, mas isso está em processo e há muitos empresários que já entenderam a existência de práticas afirmativas”.
A XI Semana de Luta da Pessoa com Deficiência segue com ações que visam mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema Barreiras Atitudinais. Nos dias 19 e20/09 haverá capacitação sobre barreiras atitudinais, aos servidores da Secretaria de Saúde, com conselheiros do Comdef. Dia 21/09, a partir das 9h, a população poderá participar da Caminhada da Inclusão. Com concentração e saída do estacionamento do Mercado Municipal, o trajeto percorrerá a rua Governador Pedro de Toledo, passando pela São José, até a praça José Bonifácio e para encerrar a programação, no dia 25/09, das 14h às 16h, na Escola do Legislativo, acontece a roda de conversa sobre a pessoa com deficiência e atividade motora.
TRABALHO – A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) disponibiliza vagas de trabalho para pessoas com deficiência. As vagas podem ser checadas diariamente no http://semdettur.piracicaba.sp.gov.br/painel-de-vagas/.