O Encontro Paulista de Longevidade reuniu mais de 120 pessoas entre técnicos da Assistência Social, gestores municipais e autoridades de Piracicaba e região. O evento realizado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), aconteceu ontem, quinta-feira, dia 19/10, na Câmara Municipal.
Na entrada, Escarlino Vital, de 85 anos, usuário do Centro Dia, apresentou solo de cavaquinho enquanto os participantes chegavam para o encontro. A abertura do evento contou com apresentação musical realizada pelo grupo de idosos, frequentadores do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), unidade Algodoal.
Na sequência, o município de Charqueada, representado pela psicóloga Maria Adelaide dos Santos; Limeira, representado pela presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damasceno e Piracicaba, apresentaram suas experiências envolvendo os serviços para a população idosa.
Euclidia Fioravante, secretária da Smads, apresentou o trabalho da Vigilância Socioassistencial que analisou os dados do cadastro único e dos atendimentos realizados às pessoas idosas de 2020 a 2023. “A análise dos dados de crescimento e empobrecimento da população idosa no município de Piracicaba tem embasado nossa convicção da necessidade do fortalecimento dos serviços socioassistenciais de proteção social básica, promovendo ações que favoreçam o envelhecimento ativo e saudável. No início desse ano, inauguramos oito unidades de centro de convivência intergeracional, oferecendo atividades de convivência e fortalecimento de vínculos descentralizadas para mais 629 pessoas idosas. Somando-se aos outros serviços como a Estação Idoso, o projeto Com Vivência, o Centro Dia do Idoso, Proteção Básica no domicílio; Proteção Especial, também no domicílio, além de acolhimentos institucionais, alcançamos o total de mais de 3.000 pessoas idosas sendo atendidas pela rede socioassistencial. Por isso, Piracicaba é uma das 298 cidades contempladas com o Selo Inicial”, disse.
Após as apresentações, a psicóloga Daniele Ribeiro, coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso, ressaltou a importância do Selo Paulista de Longevidade que potencializa o trabalho que os municípios fazem pela população idosa. “O selo está conectado ao ciclo das políticas públicas, formulação de políticas, implementação e avaliação do trabalho”, explicou.
Jeverson Zanutto, técnico do Programa São Paulo Amigo do Idoso, abordou o crescimento da população idosa e a necessidade da atuação em rede para pensar em estratégias e ferramentas que possam ser utilizadas no trabalho voltado à população idosa.
Entre os participantes do evento, estavam o deputado estadual Hélio Zanatta, o prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto, a diretora da Drads de Campinas, Alexandra Benetti e o diretor da Drads Piracicaba, Adriano Camargo.
Para Adriano Camargo, diretor da Drads Piracicaba, o encontro não teria sido o que foi sem a participação e apoio inestimável de cada município que enviou seus participantes. “Cada palestrante trouxe uma riqueza de conhecimento e perspectiva, inspirando todos nós com suas palavras e experiências”, ressaltou.
O evento contou com exposição de trabalhos e fotos da Estação Idoso, CCInter e Centro Dia do Idoso. A apresentação do coral Tremendas Vozes, da Colibri – Associação Brasil Parkinson Núcleo Piracicaba encerrou o encontro.
Palavras-chave: Smads; Drads; Selo Longevidade; população idosa.