Portal do Município de Piracicaba

Encontro Paulista de Arborização Urbana tem adesão de mais de 70 cidades paulistas

Por Comunicação Social / Publicado em 03/04/2007
Tempo de leitura: 5 minutos.

No penúltimo dia de inscrições para o Encontro Paulista de Arborização Urbana – que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril no anfiteatro do Centro Cívico da Prefeitura de Piracicaba – mais de 70 cidades paulistas solicitaram participação no evento. Dentre os inscritos, que até manhã de hoje já passaram de 170 pessoas, representantes do poder público, de universidades, concessionárias de energia e empresas ligadas ao ramo de arborização. Além de municípios paulistas, representantes paranaenses e catarinenses também se inscreveram.

Segundo a Comissão Organizadora, o encontro tem a intenção de discutir a temática arborização urbana, seus problemas, experiências, bem como trabalhos realizados na área, que serão demonstrados por meio de palestras.

O encontro é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba – por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente e do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – e pelo Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, por meio do Laboratório de Silvicutura Urbana. O evento terá apoio da SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana).

O evento é destinado a técnicos de órgãos públicos, concessionárias de energia elétrica, pesquisadores e particulares ligados a arborização urbana. Para fazer as inscrições, que são gratuitas, os interessados devem enviar até dia amanhã, e-mail com o nome, endereço, telefone, e-mail, entidade que representa e cidade para comunicacao@ipplap.com.br

Para falar sobre o evento à imprensa, a organização convida para entrevista coletiva amanhã (dia 04 de abril), às 14h, na sala de reuniões da chefia de gabinete da Prefeitura de Piracicaba, com a presença do Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente da Prefeitura, Francisco Rogério Vidal e Silva, o diretor presidente do Ipplap, João Chaddad, e com o Professor de Silvicultura Urbana do Curso de Ciências Florestais da ESALQ/USP, Demóstenes Ferreira da Silva Filho.

Confira a programação

Dia 10 – terça-feira

8h30 – Inscrições

9h – Abertura

Barjas Negri

Prefeito Municipal de Piracicaba

Francisco Rogério Vidal e Silva

Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente da Prefeitura

Municipal de Piracicaba

Pedro Mendes Castro

Presidente da SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana

9h30 – A importância da cobertura arbórea para as cidades

Demóstenes Ferreira da Silva Filho – Professor de Silvicultura

Urbana do Curso de Ciências Florestais da ESALQ/USP

10h15 – Intervalo

10h30 – Manejo de vegetação em sistemas elétricos

Pedro Mendes Castro

Engenheiro da CEMIG – Centrais Elétricas de Minas Gerais

11h15 – Arborização viária x Sistemas de distribuição de energia elétrica

Giuliana Del Nero Velasco –

Engenheira doutoranda da ESALQ/USP

12h – Almoço

14h – Diagnóstico e análise de risco de queda em árvores urbanas

Takashi Yojo

Engenheiro do IPT

14h45 – Poda de precisão em árvores urbanas

Silas Macedo Silva

Engenheiro da Prefeitura Municipal de São Paulo/São Mateus

15h30 – Espécies arbóreas para arborização viária

Ana Maria Liner Pereira – Professora de Paisagismo do Curso de

Agronomia da ESALQ/USP

16h15 – Debates/ elaboração de documento do Encontro

Dia 11 – quarta-feira

9h – Pesquisa sobre arborização urbana em Piracicaba

Francisco Rogério Vidal e Silva

Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente da Prefeitura

Municipal de Piracicaba

9h45 – Alternativas para convivência entre Rede de Distribuição de Energia

Elétrica Urbanas e Arborização de rua – Experiência da COPEL em

Maringá

Edson Sardeto

Engenheiro da COPEL – Companhia Paranaense de Energia

10h30 – Intervalo

10h45 – Educação Ambiental e Arborização Urbana

Carmen Lucia Rodrigues – Professora de Educação Ambiental do

Curso de Ciências Florestais da ESALQ/USP

11h30 – Debates/Aprovação e encaminhamento do documento do Encontro

13h – Encerramento

Local: Prefeitura Municipal de Piracicaba

Centro Cívico

Rua Antonio Correa Barbosa, 2233

Fones: 3403-1366

Fax: 3403-1365


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.