O Encontro Paulista de Arborização Urbana teve início na manhã de ontem com o anfiteatro do Centro Cívico da Prefeitura de Piracicaba lotado e a adesão de 86 municípios paulistas, incluindo Piracicaba, além de representantes dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.
Na solenidade de abertura, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, afirmou que o debate sobre o tema é muito oportuno e que espera que renda frutos, com a volta dos técnicos para as cidades de origem com novas informações que auxiliem no convencimento da sociedade sobre a importância da manutenção de árvores (corretas para cada tipo de área) nas cidades.
O Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba, João Chaddad, bem como o Presidente da Câmara de Vereadores, João Manoel dos Santos enfatizaram a importância das árvores para a manutenção da vida na Terra, lembrando o aquecimento global.
O Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Pedro Mendes Castro salientou que o número de pessoas que lotava o auditório mostra que o tema da arboricultura causa interesse e as árvores têm uma função importante na manutenção da qualidade de vida.
O Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, explicou que o Encontro pretende promover o debate entre os municípios para, no final, elaborar documento explicando a importância da implementação de políticas públicas em nível estadual e federal.
Após a solenidade oficial finalizada, foi a vez do professor de Silvicultura Urbana do Curso de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, proferir a palestra “A importância da cobertura arbórea para as cidades”. Filho explanou que a cobertura arbórea colabora para a diminuição das enchentes, para estabilização e melhoria do micro clima, filtra impurezas, atenua a poluição gasosa e sonora, além de ajudar na redução do estresse psicológico.
Pedro Mendes de Castro, presidente da SBAU e Engenheiro da Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais) proferiu a palestra “Manejo de Vegetação em sistemas elétricos”. Castro afirmou a importância de pessoal especializado para poda e fez uma comparação entre Brasil e Estados Unidos em termos de normatização, material de segurança, pessoal qualificado, equipamentos e procedimentos de concessionárias de energia.
A última palestra da manhã foi proferida pela engenheira doutoranda Giuliana Del Nero Velasco, que apresentou o resultado de sua dissertação de mestrado, que versa sobre “Arborização Urbana X Sistemas de Distribuição de energia elétrica”. Giuliana apresentou os sistemas de distribuição de energia elétrica – convencional, subterrânea e compacta – os custos e benefícios de cada para arborização e para as cidades.
O Encontro Paulista de Arborização Urbana é realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba – por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente e do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – e pelo Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, por meio do Laboratório de Silvicutura Urbana. O evento tem apoio da SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana).
Confira a programação de hoje
Dia 11 – quarta-feira
9h – Pesquisa sobre arborização urbana em Piracicaba
Francisco Rogério Vidal e Silva
Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente da Prefeitura
Municipal de Piracicaba
9h45 – Alternativas para convivência entre Rede de Distribuição de Energia
Elétrica Urbanas e Arborização de rua – Experiência da COPEL em
Maringá
Edson Sardeto
Engenheiro da COPEL – Companhia Paranaense de Energia
10h30 – Intervalo
10h45 – Educação Ambiental e Arborização Urbana
Carmen Lucia Rodrigues – Professora de Educação Ambiental do
Curso de Ciências Florestais da ESALQ/USP
11h30 – Debates/Aprovação e encaminhamento do documento do Encontro
13h – Encerramento