Na imagem, ao fundo telão com informações sobre a palestra. À frente, participantes sentados prestam atenção na fala de Sérgio Barbosa
Sérgio Barbosa fala aos participantes do encontro formativo sobre os desafios da (in) visibilidade do homem na Proteção Social e a masculinidade

Cerca de 130 trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) participaram na manhã de hoje, dia 03/05, do encontro formativo sobre os desafios da (in) visibilidade do homem na Proteção Social e a masculinidade. O evento, realizado no anfiteatro do Sesc Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), teve o objetivo de refletir sobre o combate à violência contra a mulher, por meio de ações de prevenção com enfoque nos agressores.

A palestra, ministrada por Sérgio Barbosa, mestre em filosofia, pesquisador na área de direitos e antropologia, apresentou aspectos conceituais sobre a violência doméstica e as formas de punição aplicadas. “Este é um tema desafiador porque abrange uma perspectiva educativa e não punitiva ao agressor, de forma a trabalhar questões para a desconstrução da agressividade, entendendo que o modelo de punição gera apenas pessoas excluídas da sociedade”, disse.

Durante o evento foram realizadas dinâmicas para a compreensão sobre o machismo, o feminismo e o patriarcado que, como problemas socioculturais, se referem às atitudes de superioridade e dominação dos homens ignorando a igualdade de direitos; além disso, também foram feitas apresentações audiovisuais e depoimentos que retratam o ciclo de violência doméstica e as diversas situações de violação de direitos.

“Nos serviços socioassistenciais, os profissionais precisam entender o que está detrás das invisibilidades e como identificá-las no atendimento. Existem invisibilidades emocionais, domésticas, no cuidado com a saúde, na paternidade, no mercado de trabalho e nas relações afetivas que geram situações de violência e precisam ser trabalhadas para que o homem pare de reproduzi-las em seu dia a dia, reduzindo a reincidência da violência contra a mulher”, explicou Sérgio.

Ariane Soave, coordenadora da Gestão do Trabalho – Educação Permanente, explica que este é um dos temas para discussão e reflexão dos profissionais da Assistência Social. “Até o final do ano, teremos outros encontros sobre temas específicos como capacitação e formação aos trabalhadores da rede”, comentou.

Os próximos encontros formativos serão realizados no dia 28/6, com o tema “Racismo ambiental e justiça climática”; dia 09/8, “Mulher em situação de rua e o machismo” e dia 11/10, “A sexualidade das pessoas com deficiência”.