Na manhã de hoje (27), primeiras–damas de 10 municípios da região de Piracicaba estiveram reunidas, no Clube de Campo de Piracicaba, para capacitação sobre o uso da soja no projeto Padarias Artesanais, além de visitas a programas sociais do município.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Sandra Bonsi Negri, ao ser escolhido para sediar o encontro, o município, atrai outras cidades e tem a oportunidade de mostrar seus programas sociais. Ela lembrou que Piracicaba possui 8 kits do projeto Padarias Artesanais, numa parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O projeto é desenvolvido na Associação das Famílias Rotarianas de Piracicaba (Afrop), Cesac, Mário Dedini, Vila Cristina, Jardim São Paulo, Novo Horizonte, São Francisco e Jardim Oriente.
A coordenadora do Projeto Padarias Artesanais no Estado de São Paulo, Marilene Nogueira ministrou palestra que relatou a história do Fundo Social e na seqüência falou sobre a importância do uso da soja e as melhorias que este produto pode proporcionar no valor nutritivo da alimentação das pessoas.
No período da tarde, os participantes foram divididos em dois grupos, sendo um das primeiras-damas e o outro da equipe técnica. A equipe técnica passará por curso de capacitação sobre o uso da soja, que inclui tratamento térmico, preparação de alimentos com resíduos, extrato (conhecido como leite) e com a massa. A partir do curso, os municípios que trabalham com o projeto deverão acrescentar este produto nos seus alimentos.
Marilene Nogueira informou que o Estado coordenada atualmente mais de 9 mil projetos de Padarias, entre fundos sociais municipais, entidades da capital e escolas estaduais pelo Programa da Família.
O Projeto Padaria Artesanal, conforme Marilene tem entre os seus principais objetivos o de melhorar a qualidade da alimentação da população, proporcionar capacitação e contribuir para a geração de renda.
No roteiro das primeiras-damas consta a participação da festividade do dia do idoso, na Estação da Paulista e a visita a Central dos Voluntários, à rua XV de Novembro, 259, Centro, quando deverão conhecer o Programa Artesãs do Amor.
Por volta das 16h, os dois grupos voltarão a se reunir no Salão de Cristal, para avaliação geral do curso e apresentação de vídeo de depoimentos e a distribuição de certificado, às técnicas de cada município, que passaram pela capacitação. No encerramento do evento haverá degustação dos quitutes preparados no decorrer do curso.