Encontro enfoca uso da soja no projeto Padaria Artesanal
Na manhã de hoje (27), primeiras–damas de 10 municípios da região de Piracicaba estiveram reunidas, no Clube de Campo de Piracicaba, para capacitação sobre o uso da soja no projeto Padarias Artesanais, além de visitas a programas sociais do município.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Sandra Bonsi Negri, ao ser escolhido para sediar o encontro, o município, atrai outras cidades e tem a oportunidade de mostrar seus programas sociais. Ela lembrou que Piracicaba possui 8 kits do projeto Padarias Artesanais, numa parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O projeto é desenvolvido na Associação das Famílias Rotarianas de Piracicaba (Afrop), Cesac, Mário Dedini, Vila Cristina, Jardim São Paulo, Novo Horizonte, São Francisco e Jardim Oriente.
A coordenadora do Projeto Padarias Artesanais no Estado de São Paulo, Marilene Nogueira ministrou palestra que relatou a história do Fundo Social e na seqüência falou sobre a importância do uso da soja e as melhorias que este produto pode proporcionar no valor nutritivo da alimentação das pessoas.
No período da tarde, os participantes foram divididos em dois grupos, sendo um das primeiras-damas e o outro da equipe técnica. A equipe técnica passará por curso de capacitação sobre o uso da soja, que inclui tratamento térmico, preparação de alimentos com resíduos, extrato (conhecido como leite) e com a massa. A partir do curso, os municípios que trabalham com o projeto deverão acrescentar este produto nos seus alimentos.
Marilene Nogueira informou que o Estado coordenada atualmente mais de 9 mil projetos de Padarias, entre fundos sociais municipais, entidades da capital e escolas estaduais pelo Programa da Família.
O Projeto Padaria Artesanal, conforme Marilene tem entre os seus principais objetivos o de melhorar a qualidade da alimentação da população, proporcionar capacitação e contribuir para a geração de renda.
No roteiro das primeiras-damas consta a participação da festividade do dia do idoso, na Estação da Paulista e a visita a Central dos Voluntários, à rua XV de Novembro, 259, Centro, quando deverão conhecer o Programa Artesãs do Amor.
Por volta das 16h, os dois grupos voltarão a se reunir no Salão de Cristal, para avaliação geral do curso e apresentação de vídeo de depoimentos e a distribuição de certificado, às técnicas de cada município, que passaram pela capacitação. No encerramento do evento haverá degustação dos quitutes preparados no decorrer do curso.
