Cerca de 50 proprietários de postos de combustíveis de Piracicaba participaram na manhã desta terça-feira (17) de um encontro promovido pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba) para conhecer a campanha “Não passe do limite”.
Organizada pela Secretaria de Saúde do Estado, a campanha tem como objetivo conscientizar os proprietários de estabelecimentos, frentistas e consumidores a adotarem a prática de abastecimento do tanque de combustível dos automóveis somente até o travamento automático da bomba.
Segundo especialistas, a ação evita danos à saúde do consumidor e, principalmente, do frentista, além da contaminação do meio ambiente, danos ao veículo e desperdício de combustível.
“O evento teve uma discussão bastante ampla e contou com a exposição do Cerest e do Ministério do Trabalho sobre o tema, os malefícios que os combustíveis causam, as questões legais sobre o tema e um diagnóstico das ações levadas pelo Cerest no município”, afirmou Clarice Bragantini, coordenadora do Cerest.
Dirigente do Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região) em Piracicaba e proprietário de uma rede de postos de combustíveis, Augusto César Mafia, considerou o evento extremamente produtivo. “É importantíssimo termos essa discussão e a oportunidade de debatermos com a prefeitura e o Ministério Público para colocarmos nossas dificuldades com relação ao cumprimento da legislação sobre o tema”, disse.
Regulamentada pelo decreto 15.907 de 14 de novembro de 2014, a lei nº 7.951, de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva proíbe que os postos permitam o preenchimento dos tanques de combustíveis dos veículos após o travamento automático da bomba.