O Encontro de Meliponicultura Urbana, ocorrido no último domingo, 24/05, no Varejão da Paulista, reuniu cerca de 350 pessoas interessadas na criação de abelhas ASF (Abelhas Sem Ferrão ou Nativas).

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), apoiou o evento, que contou com oito estandes, envolvendo expositores de diversos municípios, como Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio da Posse, Sorocaba, Capão Bonito, São José da Barra, Americana e Piracicaba.

Difundir a criação das abelhas ASF na área urbana e rural foi o objetivo do encontro, segundo o organizador Carlos Jesus de Souza. “Mostramos às pessoas que as abelhas sem ferrão não são nocivas e que é possível fazer a criação delas em casa tranquilamente”.

De acordo com ele, “a parceria com a Sema foi de suma importância, pois possibilitou este encontro em Piracicaba, atraindo centenas de pessoas num lugar tão privilegiado como o espaço do Varejão da Paulista”.

Durante o evento houve o sorteio de um enxame de Bugia, um enxame de mandaçaia MQQ e dois enxames de Jataí, além de outros brindes.

Encontro reuniu interessados na criação de abelhas sem ferrão