Acotirene, matriarca do Quilombo do Palmares

A Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, apoia neste sábado, 10/03, a 6° edição do Encontro Cultural idealizado pela mestra Ediana Maria de Arruda Raetano e que valoriza a cultura afro-brasileira. A atividade, com entrada gratuita, será das 9h às 18h no Barranco Cultural (rua Teófilo Otoni, sem número), no bairro Santa Fé 1.

A sexta edição do Encontro Cultural, com homenagens, danças e debates, será alusivo ao Dia Internacional da Mulher e destacará a representatividade de Acotirene, matriarca do Quilombo do Palmares, mulher guerreira que exercia a função de mãe e conselheira dos/as primeiros/as negros/as refugiados na Cerca Real do Macacos, instalado no litoral dos Estados de Pernambuco e Alagoas. Acotirene era consultada para todos os assuntos, desde questões familiares até questões político-militares.

A atração reforça o objetivo da Semac e da atual gestão em descentralizar e democratizar o acesso à cultura.

SERVIÇO – 6° edição do Encontro Cultural em homenagem a Acotirene. Sábado, 9/03, das 9h às 18h, Barranco Cultural. Rua Teófilo Otoni, sem número, no bairro Santa Fé 1. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.