Portal do Município de Piracicaba

Encontro Conexões Femininas abordou a importância do planejamento financeiro no empreendedorismo

Evento foi realizado na quinta-feira, 24/07, e apresentou dados e estratégias para o fortalecimento de negócios desenvolvidos por mulheres

Por CCS / Publicado em 28/07/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma sala de conferências com um público sentado em cadeiras azuis, assistindo a uma palestra. No palco, uma mulher está de pé em frente a uma tela grande que exibe o título "Mente e Dinheiro" e um coração com um símbolo de dólar. Outra mulher está sentada em uma cadeira no palco, e há outras pessoas em pé na lateral. O público é composto principalmente por mulheres, e muitas delas estão prestando atenção à apresentação.
A ação faz parte da Jornada Conexões Femininas, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino local

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, realizou na quinta-feira, 24/07, na AEAP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba), o segundo encontro Conexões Femininas, que teve como tema Mente e Dinheiro: estratégias comportamentais para empreendedoras de sucesso.

A ação faz parte da Jornada Conexões Femininas, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino local e foi elaborada a partir a escuta ativa de mulheres empreendedoras de Piracicaba.

A imagem mostra uma sala de conferências com uma plateia de mulheres sentadas em cadeiras azuis, voltadas para uma mulher que está em pé, falando em um microfone. A mulher que fala usa um blazer marrom e calças bege, e tem o cabelo loiro na altura dos ombros. A plateia é composta por mulheres de diversas idades, a maioria vestindo roupas casuais. As cadeiras estão dispostas em fileiras em degraus, e a sala parece ter iluminação artificial. Há dois aparelhos de ar condicionado nas paredes.
Encontro Conexões Femininas abordou a importância do planejamento financeiro no empreendedorismo

“O que de fato queremos é entender a realidade dessas mulheres e potencializar seus negócios, por meio de encontros, palestras e outros eventos. Ao final, nossa esperança é que a jornada traga resultados práticos”, ressaltou Thais Fornicola, secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

A imagem mostra três mulheres posando para uma foto em frente a uma tela grande. A tela exibe o título "MENTE E DINHEIRO" em letras roxas grandes. Abaixo do título, há um gráfico que mostra um coração vermelho com um símbolo de dólar ($) dentro, conectado por um cabo a uma silhueta de cabeça com um cérebro roxo. Há também o texto "Estratégias comportamentais para empreendedoras de sucesso" na tela, juntamente com a assinatura "Amanda Beltrame". As três mulheres estão posicionadas lado a lado. A mulher à esquerda usa uma blusa bege e uma jaqueta marrom, com calças amarelas e um lenço azul e amarelo na cintura. A mulher do meio veste um vestido preto com um cinto estampado de oncinha. A mulher à direita está de blusa cinza e calças pretas. Todas sorriem para a câmera. Ao fundo, à esquerda, há uma mesa com garrafas de água e uma cadeira. Ao fundo, à direita, há um ar condicionado na parede e cadeiras. A iluminação da sala é clara e moderna.
Amanda Beltrame, Monike Lepletier e Thais Fornicola

A palestra foi ministrada pela consultora financeira Amanda Beltrame, que destacou a importância do planejamento financeiro. “Precisamos abordar esse assunto para que essas mulheres consigam colocar seus negócios para rodar com tranquilidade financeira. Por isso, é necessário entender e aprender a se relacionar com o dinheiro, o que, muitas vezes, é resultado de uma falta de educação financeira de base”, disse durante a palestra.

A imagem mostra uma mulher em pé, segurando um microfone e falando para uma plateia. Ela está em uma sala com uma tela grande atrás dela, exibindo uma apresentação sobre "Script Vida Financeira Real". A apresentação inclui um gráfico semelhante a um eletrocardiograma, com palavras como "Iniciar", "Acreditar", "Recomeçar", "Falhar" e "Aposentar" dispostas ao longo da linha. Há também um laptop em uma mesa ao lado da mulher, exibindo o mesmo título da apresentação. A sala parece ser um espaço moderno, com paredes cinzas e iluminação suave. Há caixas de som e outros equipamentos de apresentação visíveis. No geral, a imagem retrata uma palestra ou workshop sobre finanças pessoais.
Palestra foi ministrada pela consultora financeira, Amanda Beltrame, que destacou a importância do planejamento financeiro

Amanda ainda destacou que 93% das mulheres, segundo dados do Serasa, têm participação ativa nas finanças da família e 50% delas são a principal ou a única fonte de renda da casa.

“Tantas mulheres empreendedoras com jornadas tão diferentes. Mas, se olharmos bem, percebemos histórias que se complementam, que se conectam, com dores parecidas, obstáculos superados e sonhos em comum”, salientou ainda a facilitadora do evento, Monike Lepletier, da Go+ Consultoria e Treinamentos.

O encontro Conexões Femininas foi uma realização da Prefeitura de Piracicaba e da Go+, com apoio da FM2S, Vanessa Freitas, Perillo, Sollo Rico, AbreuSeg, Padaria França, Aline Sabatim, Embalões, Sucril, JF Ribeiro e FS Comunicação.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.