Acontece na próxima segunda-feira (04), às 14h, no Mini Ginásio José de Oliveira Garcia Neto, a cerimônia de encerramento da 5ª Olimpíada Especial. O torneio contou com a participação de integrantes de dez entidades voltadas portadores de deficiências físicas e mentais. A competição é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), por meio do Projeto Clarear, em parceria com entidades e instituições e tem o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), por meio do Projeto Elevar.
O torneio contou com a participação de 350 atletas divididos em nove modalidades: dominó, vôlei adaptado, atletismo, tênis de mesa, natação, futebol de salão, basquete, boliche e construção com blocos. As modalidades boliche e construção com blocos terminam hoje (30). Já estão definidos os vencedores das modalidades dominó, atletismo e tênis de mesa. Todos os participantes serão premiados e cada entidade receberá um troféu.
Os resultados da modalidade dominó para deficientes visuais e mentais foram: 1º lugar Antônio e Margarida, 2º Walmir e Fábio, 3º Eliana e Natalícia, 4º Cristina e Aline, do Projeto Clarear, 5º Andressa e Vivian e 6º, Francine e Flávio, da Escola Passo a Passo.
Na modalidade de atletismo, na prova de lançamento de pelota, o 1º lugar ficou com Wilston, com lançamento de 24m21, em 2º Nilza, com 16m21, em 3º Sílvia Peron, com 7m53, em 4º com Edmilson, com 7m50 e em 5º com Leandro Novaes, com 5m90. Na prova de 50m, para portadores da síndrome de Down, Graziele, da Apae ficou em 1º, Edmilson, do Agape, em 2º, Rafaela, da Apae, em 3º, Camilo, da Apae, em 4º e Thalita, da Apae, em 5º.
Nos 50m para deficientes mentais, Sthefany, da Apae ficou em 1º, Guilherme Almeida, da Apae, em 2º, Naomi, da Apae, em 3º e Vitória, do Agape, em 4º. Nos 100m para deficientes mentais, Wilston, do Agape ficou em 1º, Tiago, da Apae, em 2º, Anderson, da Apae, em 3º, Silvia, do Agape, em 4º e André, do Agape, em 5º. Na caminhada 50m para deficientes visuais e mentais, o 1º lugar ficou com João Francisco, do Agape, o 2º com Renata Carvalho, da Avistar, o 3º com Claudemir Antônio, do Agape.
Na corrida 100m para deficientes visuais e mentais, Wlamir, da Avistar ficou em 1º, Antônio, da Avistar, em 2º, Amanda, da Apae, em 3º e Margarida, da Avistar, em 4º. Na caminhada para 50m para deficientes mentais, Fábio Gerdes ficou em 1º, André Romani em 2º, Viviane, 3º e Leandro Novais, em 4º, todos do Agape.
Na modalidade de tênis de mesa, Alan, da Apaspi, ficou em 1º lugar; Suelen, da Apae, em 2º; Renata, do Clarear, em 3º; Patrícia, da Apaspi, em 4º e Lucas, da Apaspi, em 5º.
As entidades participantes foram: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Ágape – Instituto de Educação Especial, A.A.P.P. (Associação de Amigos dos Paradesportistas de Piracicaba), Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Passo a Passo, AUMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba), Associação de Pais e Irmãos dos Portadores da Síndrome de Down, APASP (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba), AVISTAR (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Espaciais – visão), Centro de Reabilitação de Piracicaba e alunos do Projeto Clarear – Selam.