Encerradas as inscrições para o lote 4 dos cursos de qualificação da Semtre
A exemplo do que aconteceu na semana passada, na abertura das inscrições para os cursos gratuitos de qualificação oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), quando as vagas se esgotaram no primeiro dia, o cenário desta quinta-feira, 21/07, para a inscrição no lote 4, foi o mesmo e as inscrições, que também ocorreriam amanhã, 22, já foram completadas.
Mais de 400 pessoas passaram pelo local. Para atender a demanda a Semtre antecipou a abertura das inscrições, das 8h para as 7h30. As primeiras pessoas começaram a chegar por volta das 6h30 da manhã de quarta-feira. O primeiro curso a encerrar as inscrições foi operador de empilhadeira e o último, limpeza e higienização de ambientes. As aulas começam a partir do dia 10 de agosto.
Foram oferecidos na etapa de hoje 166 cursos, como manicure e pedicure, gesseiro, limpeza e higienização de ambientes, pizzaiolo, salgadeiro, operador de empilhadeira e NR10 Básico. Os candidatos serão convocados pela Semtre para avaliação dos requisitos exigidos por cada curso. Somando os lotes 3 e 4 foram oferecidas 330 vagas, 10% delas são destinadas a pessoas com deficiência.
Morador do bairro Jardim Tokio, Aloisio Alves de Jesus, se inscreveu para o curso de higienização e manipulação de ambientes, e se diz um vitorioso. “Com tanta concorrência e muitas pessoas desempregadas à procura de um curso para dar condições de voltar ao mercado de trabalho, fui um dos contemplados. Me inscrevi para o curso por acreditar que me dará condições de me empregar”.
Cristian Kely, que mora no Santa Rita, só conseguiu se inscrever à tarde, também para o curso de higienização e manipulação de ambiente. “Não consegui vir antes. Estou desempregada e deposito toda esperança de conseguir um emprego ao término do curso”.
Para Arthur Aparecido Ganest, a realização do curso de pizzaiolo é uma ótima oportunidade de poder se qualificar e estar mais preparado para o mercado de trabalho. “O número de desempregados é muito grande e quando são oferecidos cursos gratuítos de qualificação, as pessoas respondem imediatamente ao chamado, formando enormes filas como as registadas na Semtre”, analisa.
