Portal do Município de Piracicaba

Empresas e instituições discutem boas práticas de inclusão em Piracicaba

Evento realizado pela Prefeitura reuniu representantes de 80 empresas para trocar experiências e discutir práticas de inclusão no mercado de trabalho

Por CCS / Publicado em 18/09/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra uma sala de conferências cheia de pessoas sentadas em cadeiras vermelhas, voltadas para a frente. O ambiente tem paredes revestidas de madeira e um teto com iluminação embutida. Na primeira fila, um casal está sentado, com o homem de camisa rosa e a mulher de preto. Ao lado deles, um homem de camisa azul e outro de camisa cinza. Mais adiante, há várias fileiras de assentos ocupados por homens e mulheres de diversas idades, muitos vestindo roupas casuais. Alguns espectadores estão olhando para a frente, como se estivessem prestando atenção a uma apresentação, enquanto outros parecem conversando ou olhando para seus telefones. Em primeiro plano, há um conjunto de muletas apoiadas em uma cadeira vazia, sugerindo que alguém com dificuldade de locomoção pode ter estado presente. A iluminação geral da sala é clara e uniforme, proporcionando boa visibilidade do público e do ambiente.
Jornada da Inclusão reuniu representantes de 80 empresas e instituições da cidade

O evento Jornada da Inclusão: Cotas que Transformam, reuniu representantes de 80 empresas e instituições de diversos segmentos na manhã de hoje, 18/09, para discutir sobre inclusão produtiva, apresentar boas práticas de contratação de pessoas com deficiência e esclarecer dúvidas sobre o cumprimento da Lei de Cotas. A iniciativa foi da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

O encontro aconteceu no auditório do Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho (Simespi), com apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e Emprego, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef). A programação, que integra a Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, contou com palestras, apresentação de cases de sucesso e intérprete de Libras para os presentes. O evento contou com a presença dos vereadores Pedro Kawai, Fábio Silva e André Bandeira.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, representou o prefeito Helinho Zanatta e destacou o compromisso da administração municipal com a pauta da inclusão. “Já avançamos bastante, mas ainda há muito a ser feito. É preciso manter o olhar voltado para a acessibilidade e fortalecer cada vez mais as entidades do município, que estão em contato direto com a população”, afirmou.

A imagem retrata um evento chamado "Jornada da Inclusão", com o subtítulo "Cotas que Transformam". No palco, uma mulher com um vestido coral está falando em um microfone, enquanto outra mulher está em pé atrás de um púlpito à direita. Há um telão ao fundo com o título do evento e logotipos. A plateia está sentada em cadeiras dispostas em fileiras. Destacam-se algumas pessoas com deficiência, como um homem em uma cadeira de rodas e outro que parece estar usando um aparelho auditivo. O ambiente parece ser uma sala de conferências ou auditório, com piso de madeira e paredes revestidas. Há bandeiras à esquerda do palco.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, representou o prefeito Helinho Zanatta no evento

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, reforçou que o município seguirá promovendo eventos e ações voltados às pessoas com deficiência. “É fundamental dar visibilidade ao tema e criar espaços para discussões. Agradeço às empresas que aderiram à iniciativa e que contribuem todos os dias para tornar a cidade mais humana, justa e fraterna”, disse.

A imagem mostra um evento chamado "Jornada da Inclusão: Cotas que Transformam", realizado em um auditório. No palco, há duas pessoas falando, uma delas segurando um microfone e um papel. Atrás deles, há bandeiras do Brasil e de São Paulo, além de um telão exibindo o título do evento e logos de patrocinadores e parceiros, como a Prefeitura de Piracicaba, SIMESPI e INSS. Na plateia, um grupo de pessoas está sentada em cadeiras, assistindo à apresentação. Algumas pessoas estão de costas para a câmera, enquanto outras estão de perfil. A iluminação do auditório é clara e o ambiente parece formal. Há também um púlpito com o logo do SIMESPI à direita do palco.
O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, reforçou que o município seguirá promovendo eventos e ações voltados às pessoas com deficiência

O gerente do Senac Piracicaba, João Carlos Goia, participou do evento e ressaltou que o mercado de trabalho está mudando quando se trata de contratar pessoas com deficiência. “As empresas estão entendendo que esses profissionais também se dedicam ao máximo para entregar resultados, e estão buscando se adequar para proporcionar um ambiente acessível para elas.”

A imagem mostra um homem sorridente, vestindo uma camisa azul-clara com um padrão discreto, sentado em uma cadeira vermelha. Ele está em primeiro plano, e seu rosto é o foco principal. Ao fundo, outras pessoas estão sentadas em cadeiras, com algumas desfocadas. A iluminação parece ser artificial, vinda de cima, e cria algumas sombras no rosto do homem.
João Carlos Goia, gerente do Senac, participou da Jornada da Inclusão

O gerente de recursos humanos da Elring Klinger, Juliano Marcelino, explicou que a empresa possui 16 colaboradores com deficiência auditiva e promove treinamentos em Libras para ampliar a comunicação interna. “Não basta apenas contratar, é preciso incluir de fato as pessoas com deficiência nas rotinas da empresa, e sempre melhorar as condições de diálogo e participação”, concluiu.

A imagem mostra um homem de meia-idade, com pele morena, usando óculos de aro escuro e um blazer bege sobre uma camisa clara. Ele tem barba e cabelo curto e grisalho. O homem está sentado em uma cadeira em uma sala com várias outras cadeiras vermelhas ao fundo, sugerindo que ele pode estar em um evento, conferência ou auditório. A iluminação é suave, focando principalmente no rosto do homem, que olha diretamente para a câmera com uma expressão neutra.
O gerente de recursos humanos da Elring Klinger, Juliano Marcelino


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.