Empresas e instituições discutem boas práticas de inclusão em Piracicaba
Evento realizado pela Prefeitura reuniu representantes de 80 empresas para trocar experiências e discutir práticas de inclusão no mercado de trabalho

O evento Jornada da Inclusão: Cotas que Transformam, reuniu representantes de 80 empresas e instituições de diversos segmentos na manhã de hoje, 18/09, para discutir sobre inclusão produtiva, apresentar boas práticas de contratação de pessoas com deficiência e esclarecer dúvidas sobre o cumprimento da Lei de Cotas. A iniciativa foi da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.
O encontro aconteceu no auditório do Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho (Simespi), com apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e Emprego, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef). A programação, que integra a Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, contou com palestras, apresentação de cases de sucesso e intérprete de Libras para os presentes. O evento contou com a presença dos vereadores Pedro Kawai, Fábio Silva e André Bandeira.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, representou o prefeito Helinho Zanatta e destacou o compromisso da administração municipal com a pauta da inclusão. “Já avançamos bastante, mas ainda há muito a ser feito. É preciso manter o olhar voltado para a acessibilidade e fortalecer cada vez mais as entidades do município, que estão em contato direto com a população”, afirmou.

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, reforçou que o município seguirá promovendo eventos e ações voltados às pessoas com deficiência. “É fundamental dar visibilidade ao tema e criar espaços para discussões. Agradeço às empresas que aderiram à iniciativa e que contribuem todos os dias para tornar a cidade mais humana, justa e fraterna”, disse.

O gerente do Senac Piracicaba, João Carlos Goia, participou do evento e ressaltou que o mercado de trabalho está mudando quando se trata de contratar pessoas com deficiência. “As empresas estão entendendo que esses profissionais também se dedicam ao máximo para entregar resultados, e estão buscando se adequar para proporcionar um ambiente acessível para elas.”

O gerente de recursos humanos da Elring Klinger, Juliano Marcelino, explicou que a empresa possui 16 colaboradores com deficiência auditiva e promove treinamentos em Libras para ampliar a comunicação interna. “Não basta apenas contratar, é preciso incluir de fato as pessoas com deficiência nas rotinas da empresa, e sempre melhorar as condições de diálogo e participação”, concluiu.

