A empresa piracicabana Panozon, especializada em equipamentos para o uso do gás ozônio no tratamento de água e desinfecção, doou à Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, um Túnel de Desinfecção, um Sistema de Desinfecção de Máscaras Cirúrgicas e outro para ambulâncias. A iniciativa é resultado de um pedido encaminhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta para que a empresa disponibilizasse sua tecnologia no combate ao coronavírus. Os três equipamentos somam cerca de R$ 20 mil em doação.

Murilo Augusto, representante comercial da Panozon, disse que o objetivo da empresa é contribuir, com seus equipamentos, para que os profissionais da saúde, que trabalham na linha de frente de combate à Covid-19, fiquem menos expostos à contaminação. “Nos dispusemos prontamente a colaborar. Inclusive porque o sistema de desinfecção de máscaras e das ambulância contam com laudo técnico da Unicamp. Receberam a comprovação científica sobre sua eficiência e eficácia na eliminação da Covid-19”, explicou.

O túnel e o Sistema de Desinfecção das ambulâncias ficarão no SAMU. O primeiro já está instalado e os profissionais da unidade fizeram nesta quinta-feira (23/04) a demonstração de como o equipamento será usado, sempre à chegada de uma ocorrência, uma vez que o pulverizador de água com ozônio desinfecta os macacões. Já o sistema de Desinfecção de Máscaras ficará no Centro de Triagem do Coronavírus, ao lado da UPA Piracicamirim, onde estão os profissionais de saúde com maior contato com vítimas da Covid-19 e precisa tocar suas máscaras com maior frequência.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, o momento é de agradecer. “Somos gratos à iniciativa do presidente da Câmara, Gilmar Rotta, por ter procurado a empresa possuidora dessa importante tecnologia. E agradecemos imensamente a empresa Panozon, por ter atendido ao seu pedido e nos disponibilizado estes três equipamentos”, disse. “Uma doação, nesse momento de necessidade, é de importância impar, pois vai nos ajudar na desinfecção das ambulâncias e das vestimentas dos profissionais do setor, que socorrem diariamente inúmeros pacientes, dentre os quais aqueles com a Covid-19 e precisam estar devidamente protegidos”.

Pedro Mello disse ainda que as três tecnologias ajudam a ampliar a moral das equipes de saúde e que a divulgação desse ato de doação é também um estímulo para que outras empresa possam participar com uma cota de colaboração no enfrentamento da pandemia. “Todas as doações são bem-vindas e o apoio da inicativa privada neste momento ajuda a fortalecer o trabalho dos profissionais que estão na linha de frente desta batalha”, concluiu.

Segundo Gilmar Rotta – que organizou na semana passada uma visita à empresa, acompanhado do secretário municipal de saúde, dr. Pedro Mello, e do coordenador do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), Moisés Taglieta –, “a empresa apresentou o laudo de confirmação de que testes com o equipamento Panozon O3Care M50, realizado pela Unicamp, para desinfecção das máscaras, foram efetivos contra os Coronavirus, eliminando 99,99% do contaminante, o que permite a reutilização das mesmas com total segurança”, disse.

“O ozônio é o mais forte agente oxidante, conhecido para uso comercial e mais potente que o cloro, eliminando com muito mais facilidade diversos microrganismos”, explicou o CEO da Panozon, o engenheiro Carlos Heise. “A empresa sempre investiu em pesquisas com tecnologia de ozônio e, diante da pandemia, buscou formas de utilizar o gás para contribuir com o controle da contaminação. Será histórico para empresa participar deste momento que temos, todos, que nos ajudar para que esta crise passe o quanto antes”, explicou.