A imagem mostra uma cena movimentada em um restaurante ao ar livre, situado em uma área arborizada. Há diversas mesas de madeira com cadeiras de madeira, onde pessoas estão sentadas, conversando e comendo. A maioria está sob guarda-sóis vermelhos, com uma grande cobertura adicional protegendo uma área maior. O restaurante parece casual e aconchegante, com uma atmosfera familiar. As pessoas são de diferentes idades e parecem estar relaxadas e aproveitando o ambiente. Há pessoas caminhando ao fundo, sugerindo que o local é popular e parte de uma área mais ampla, talvez um parque ou praça. A iluminação é difusa, indicando provavelmente um dia nublado ou com sombra. O piso é de tijolos, típico de áreas externas pavimentadas. A imagem é rica em detalhes, mostrando a variedade de pessoas presentes, a disposição do mobiliário e o ambiente agradável do restaurante ao ar livre. A sensação geral é de um dia comum em um local popular e acolhedor.
Setor de Serviços novamente foi positivo sendo o principal segmento em crescimento de vagas no mês de outubro

Piracicaba teve um saldo positivo de 396 postos de trabalho formais no mês de outubro, segundo dados divulgados ontem, quarta-feira, 27/11, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. O setor de Serviço lidera a geração de empregos, com saldo positivo de 400 vagas. De janeiro a outubro deste ano, foram criadas 5.562 vagas de empregos formais em Piracicaba. Desde 2021, são 24.619 novos postos de trabalho formal, segundo o Caged.

Outros setores que tiveram saldo positivo em outubro/2024 foram Indústria, com 64 vagas, seguido de Construção, com 22 vagas; dois setores tiveram saldo negativo: Comércio com menos 13 vagas e Agropecuária com menos 77 vagas.

Em termos de perfil, entre os 396 novos postos de trabalho em Piracicaba, 312 são mulheres, e 84 homens. Por grau de instrução, a maioria das contratações foi de pessoas com o ensino médio completo, somando 246.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Euclides Libardi, reforçou que Piracicaba deve seguir a tendência de crescimento na empregabilidade nos próximos meses. “Nossa cidade vem de constantes resultados positivos desde 2021 e, neste ano, o destaque está para as mulheres que têm conseguido muito mais vagas de empregos que os homens, mostrando que os trabalhos realizados pela Prefeitura, ofertando feira de empregabilidade para o público feminino deu resultado. Cabe destacar que no mês de novembro esperamos ter um bom resultado positivo no Comércio, com a contratação de temporários”.

A imagem mostra uma rua com uma loja de artigos diversos, provavelmente no Brasil, decorada para o Natal. Na frente da loja há vários objetos expostos, incluindo bolas de diversos esportes (vôlei, basquete, futebol), brinquedos infláveis em formato de cavalos e bonecos do Papai Noel de diversos tamanhos. Dentro da loja, é possível ver outros enfeites natalinos, roupas e acessórios. Na calçada, há pessoas andando, incluindo um homem mais velho parado olhando para a loja e um homem mais novo caminhando. Há também uma placa de estacionamento rotativo, indicando regras de estacionamento na região. A imagem sugere um dia ensolarado e uma cena cotidiana em uma rua comercial, mostrando a preparação para as festas de final de ano.
Contratação de temporários para o Natal devem colocar o comércio como destaque nos próximos levantamentos do Caged de acordo com o secretário Euclides Libardi

OUTROS DADOS – A nível federal e estadual, o setor de Serviço lidera com a geração de 71.217 novos empregos no Brasil e 37.345 em São Paulo.