Emoção marca formatura do curso de Recepção e Atendimento
O final da tarde de quinta-feira, 01/12/2016, foi de festa para os 30 formandos (22 mulheres e oito homens) que concluíram o curso gratuito de qualificação profissional Recepção e Atendimento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), em convênio com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e em parceria com o Centro de Paula Souza, ETEC Dep. Ary de Camargo Pedroso. A solenidade, que aconteceu no auditório da Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso, foi marcada pela emoção não só por parte dos estudantes, mas também dos professores.

Sentaram-se à mesa de honra da solenidade o prefeito Gabriel Ferrato, o secretário do Trabalho e Renda, Carlos Beltrame, a diretora da Etec, Gabriela Zanin de Castro Vasconcellos, o diretor administrativo da Acipi, Sergio Furtuoso, e o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Milton Costa.
O curso foi ministrado em 12 encontros, com duração de 60 horas, abordando temas como Perfil de um Profissional de Atendimento, Relações Humanas no Trabalho, Planejamento, Organização e Responsabilidade, Seu Ambiente de Trabalho, Controle e Tramitação de Ambiente e Instrumentos para Controle de Trabalho.
Além de oferecer aos alunos um aprendizado amplo, com aulas teóricas e práticas, o curso proporcionou o contato direto com empresa e empresários. Na primeira semana os alunos visitaram a empresa Hyundai para conhecer o processo de produção em alto nível tecnológico e na fase final foram realizadas dinâmicas e vivências como entrevista de emprego com profissionais de uma empresa de recursos da cidade; teste de acuidade visual e um relato de experiência empreendedora de sucesso.
O prefeito ressalta que Piracicaba é um centro de excelência em ensino técnico profissional, o que a credencia a preparar com qualidade mão-de-obra para o mercado de trabalho. Para Ferrato, a qualificação profissional é um componente fundamental para o ingresso no mercado de trabalho. “Estamos vivendo um momento em que se exige conhecimento e formação, de tal forma que sem essas habilidades as pessoas não terão condições de se inserir no mercado de trabalho. E a capacitação é algo que ninguém tira de vocês, um ganho extraordinário”, ressaltou.
O secretário da Semtre diz ser cada vez maior a necessidade de aprendizagem como diferencial para o trabalhador no mercado. Que vocês continuem estudando e se capacitando, porque o mercado está cada vez mais exigente e requer muitas habilidades de um profissional”, concluiu.
Sergio Furtuoso afirma ter certeza de que os alunos captaram todo o aprendizado e isso os torna diferenciados para enfrentar o processo de seleção para uma vaga de emprego. Já a diretora da Etec agradeceu as parcerias que possibilitaram a realização do curso e disse que acredita no potencial dos formandos.
Para Milton Costa, presidente do Sindicato da Construção Civil de Piracicaba, a formatura é um grande incentivo para que os trabalhadores (as) se sintam estimulados a se qualificarem. “Esses cursos são bem-vindos. Hoje vocês estão mais preparados para que as empresas possam absorver esta mão-de-obra”.
O formando Carlos Eduardo Cortin, 45, morador do Jardim Califórnia, já atua como atendente e resolveu fazer o curso para se aprimorar. “Foi uma excelente oportunidade, pois quanto mais preparados estivermos, mais podemos obter sucesso na carreira”.

A formanda Silvia Aparecida Almeida Canto, 16, moradora do Jardim Glória, disse que está à procura de seu primeiro emprego e acredita que, ao realizar o curso, suas chances de se empregar aumentam.

Para Edna Kantovitz, 44, que reside no bairro Caxambu, a formatura representa a coroação de uma etapa importante em sua vida. “Sempre trabalhei na área como recepcionista, mas há 5 meses estou desempregada. Com estes conhecimentos adquiridos nos cursos pretendo exercer minha profissão com muita vontade e dedicação”.

