A entrega simbólica de onze chaves de moradias do Conjunto Habitacional Santa Fé, realizada na sexta-feira (11), na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap), foi marcada pela emoção. Zélia de Jesus não conteve as lágrimas ao receber a chave das mãos do Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.
Zélia e Aline Licerre Silva foram as escolhidas para receber as chaves simbolicamente pelas mãos das autoridades presentes na cerimônia: o prefeito Barjas Negri, o presidente da Emdhap, João Manoel dos Santos e os vereadores Paulo Campos e José Aparecido Longatto. Além das autoridades, todos os onze beneficiários estavam presentes no evento. Para Aline, receber a chave, mesmo que ainda simbolicamente, “é uma satisfação enorme”. “Gostaria de agradecer toda a equipe da Emdhap que nos auxiliou, porque em casa somos quatro deficientes visuais e fazia tempo que estávamos esperando”, disse.
A deficiente visual Aline Licerri Silva recebeu as chaves de sua nova casa: alegria
Na oportunidade, o prefeito Barjas Negri listou as habitações já produzidas em suas administrações e lembrou das que estão porvir, mas frisou aos presentes que aquelas onze eram mais importantes para os beneficiados. “São 11 casas, a Caixa está assinando contrato para 1.200, mas eu sei que para vocês estas onze são as mais importantes, porque essas são de vocês. Alguns pagam aluguel, outros (moram) com a família e tá na hora de irem para casa de vocês e eu sei quanto vocês esperaram por isso”. Barjas também lembrou que o bairro e os circunvizinhos têm vários equipamentos públicos, como escolas, unidades básicas de saúde, programas de saúde da família, equipamentos de lazer.
Zélia era só felicidade com as chaves de sua casa: sonho realizado
João Manoel enalteceu a importância do prefeito estar presente na entrega das chaves, já que o projeto do Santa Fé começou em 2004, quando Barjas era presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e protagonizou a celebração do convênio com o município. “É o coroamento do seu trabalho, finalizando as últimas casas do convênio. Ele (Barjas) pensou, elaborou, entregou já outras unidades e agora está finalizando com as últimas casas.”
Longatto mencionou que a entrega é a realização do sonho de uma vida e que os vereadores, quando permitiram, em diversas oportunidades, alterações propostas pelo executivo no Plano Diretor, contribuíram e contribuem para produção de habitações. Campos lembrou que a conquista de uma casa é um passo muito importante e, principalmente, quando os beneficiados vão pagar uma prestação social para efetivar a conquista.
O prefeito Barjas Negri entregou 11 chaves de moradias do Santa Fé
SANTA FÉ – O Conjunto Habitacional Santa Fé é composto por 713 unidades e é fruto de um convênio entre a CDHU, o município e a Emdhap. Os imóveis têm 43 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área para ampliação. Todos os beneficiados recebem o imóvel com toda infraestrutura: água, luz, esgoto, asfalto e iluminação, proporcionando mais conforto e segurança para os futuros moradores. As casas, construídas em sistema de mutirão, contaram com o apoio técnico da Emdhap e CDHU.