O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, recebeu na tarde de hoje (07), no gabinete, o embaixador da Líbia, Salem Omar Azubeidy. O encontro contou com as presenças do secretário de Governo, José Antonio de Godoy, Emhemed Almotaa, 1.o Secretário da embaixada; Elhadi, Ahmed Khalifa e Marcio Corrente, consultores da embaixada do Líbano e Elias Salum, professor e integrante da Sociedade Sírio-Libanesa. A comitiva da embaixada da Líbia esteve hoje em Piracicaba visitando locais como a Fundação Municipal de Ensino, a Dedini, a Universidade Metodista de Piracicaba e a Prefeitura. Foi levantada a possibilidade de ser instalado no município um Centro Cultural aos Países Árabes, principalmente a Líbia. O assunto merecerá estudos mais aprofundados. O secretário de Governo fez um convite ao embaixador para que, caso alguma Universidade daquele país se interesse em instalar um centro de pesquisa, no Parque Tecnológico, no bairro Santa Rosa, será bem recebida. “Temos todo interesse em estreitar os laços cultural e econômico com aquele país”. O prefeito ressaltou que Piracicaba conta com importantes indústrias e empresas que produzem máquinas e equipamentos para o setor agroindustrial, sendo inclusive referência mundial. Citou a vinda da montadora coreana Hyundai como um fator importante para o crescimento econômico do município e geração de empregos. “Espero que as relações econômicas da Líbia com o município se ampliem e possam se reverter em resultados positivos” Durante a visita, o prefeito agradeceu o apoio da sociedade sírio-libanesa em sua administração e destacou a importância de parcerias nas áreas cultural e econômica do município. Barjas declarou os integrantes da embaixada da Líbia, hóspedes oficiais do município, conforme lei municipal. Situada no norte da África, a Líbia é um país desértico, sem rios permanentes, com clima quente e seco. A maioria da população (90%) vive na costa do mar Mediterrâneo, única região que recebe chuva. O litoral abriga a capital, Trípoli, e ruínas de antigas ocupações grega e romana, algumas declaradas patrimônios da humanidade. O restante do território é praticamente inabitado, existindo apenas algumas comunidades ao redor de oásis. O país dispõe de grandes reservas de petróleo – base da economia.