Portal do Município de Piracicaba

Em workshop aberto ao público, Procon Piracicaba compartilha experiências do Não Se Cale

Ações desenvolvidas pelo município na proteção às mulheres serão apresentadas em encontro virtual domingo, 8/03

Por CCS / Publicado em 06/03/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.

O Procon Piracicaba participa, neste domingo, 8/03, do workshop Rotary em Ação: Juntos por Mulheres Seguras, Fortes e Livres, iniciativa promovida pelo Rotary Distrito 4621 com base nas diretrizes do protocolo Não Se Cale, programa do Governo do Estado de São Paulo voltado à proteção das mulheres e à promoção de ambientes mais seguros em bares, restaurantes e eventos. O workshop será realizado às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do Rotary no YouTube.

A participação é gratuita, mediante inscrição pelo endereço https://bit.ly/40f4J5E. O público poderá acompanhar pelo link https://bit.ly/4aV2LNW.

Representando o órgão, a coordenadora Lúcia d’Ávila apresentará a experiência do município na implementação do protocolo, adotado no início de 2025. A participação ocorre a convite da organização do evento, em razão da atuação do Procon Piracicaba na orientação e fiscalização dos estabelecimentos, considerada uma referência na região.

A imagem mostra uma mulher sentada em uma mesa de escritório, segurando uma pasta com a inscrição "PROCONSP". Ela está vestida com um blazer branco sobre uma blusa escura e usa óculos. O ambiente parece ser um escritório moderno, com divisórias de vidro ao fundo, um computador, teclado e uma impressora visíveis na mesa. A iluminação é suave e natural, destacando a mulher em foco, enquanto o fundo está desfocado. A expressão dela é séria e profissional, sugerindo um ambiente de trabalho formal, possivelmente relacionado ao órgão de proteção ao consumidor de São Paulo, o PROCONSP.
Coordenadora do Procon Piracicaba, Lúcia d’Ávila apresentará a experiência do município na implementação do Não Se Cale.

Durante o encontro, a dirigente apresentará as ações desenvolvidas no município para viabilizar a aplicação da ação, que prevê a fixação de cartazes informativos em locais visíveis e nos banheiros femininos, além da capacitação gratuita de 30 horas oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo aos funcionários dos estabelecimentos.

Como órgão fiscalizador, o Procon Piracicaba pode aplicar sanções administrativas caso não haja a adoção das medidas ou a comprovação da capacitação dos colaboradores. Paralelamente à fiscalização, o trabalho do órgão também tem caráter educativo, com orientações aos estabelecimentos sobre as diretrizes do protocolo e sua importância na prevenção de situações de violência ou constrangimento contra mulheres.

Segundo a coordenadora Lúcia d’Ávila, o objetivo é fortalecer a rede de proteção e incentivar a adesão dos estabelecimentos à iniciativa. “O Procon atua não apenas na fiscalização, mas também na orientação, contribuindo para que os espaços de convivência se tornem mais seguros para as mulheres”, afirma.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.