Portal do Município de Piracicaba

Em tempos de crise, Prefeitura aposta na qualificação e requalificação do trabalhador

Por Comunicação Social / Publicado em 04/04/2016
Tempo de leitura: 7 minutos.

Mesmo diante da crise, o Governo Municipal não parou de desenvolver ações que visam a redução do desemprego e dar condições para que o trabalhador esteja apto para ser inserido ou reintegrado ao mercado de trabalho, cada vez mais exigente. Nos dois primeiros meses deste ano foram oferecidas 239 vagas para os cursos de qualificação da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), com 2.209 atendimentos, número bem acima do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 20 vagas, com 188 atendimentos.

Entre os cursos que tiveram mais adesão estão os realizados pela Semtre, em convênio com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), em fevereiro, com recorde de inscrições. Foram mais de 800 inscritos em dois dias.

As vagas atingem os cursos alimentador de linha de produção, assistente de departamento pessoal, transporte coletivo de passageiros, cuidador de idosos; inspetor de qualidade; pedreiro de acabamento; pintor de automóveis; empreendedorismo e negócios de oportunidade; estrutura de custos e formação de preços; gestão de estoque; gestão de pequenos negócios e higiene e manipulação de alimentos.

São sete cursos prioritariamente para desempregados e cinco para permissionários da economia informal, microempreendedores individuais (MEI) e clientes do Banco do Povo, num total de 314 vagas, em diversas áreas.

De acordo com os organizadores dos cursos, com a crise econômica que atinge o país, o quadro de empregabilidade mudou. Antes, havia vagas e pouco interesse por parte dos candidatos. Hoje, as vagas de emprego são disputadíssimas, já que a qualificação faz a diferença e aumenta as chances de a pessoa ser colocada e recolocada.

Piracicaba é um dos poucos municípios do Estado de São Paulo a contar com uma secretaria exclusiva, a de Trabalho e Renda, que dá o suporte necessário a esse trabalhador. E um dos pilares principais de todo esse processo é o CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) que, entre janeiro e fevereiro deste ano, atendeu 7.649 pessoas que procuram a secretaria com a finalidade de inserção e reinserção no mercado de trabalho, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social, Habilitação ao Seguro Desemprego. Durante este período, as empresas de Piracicaba e região disponibilizaram na Semtre 605 vagas de emprego e foram encaminhados 1.577 candidatos.

INVESTIMENTO – Ao oferecer cursos de qualificação a Prefeitura sinaliza que nesse cenário de crise o melhor investimento é apostar no trabalhador. “Mais do que nunca aquele que precisa exercer uma atividade tem de estar preparado, seja individualmente ou para trabalhar em alguma empresa. E estes cursos estão voltados para o empreendedorismo individual e para a gestão dos negócios”, ressalta o prefeito Gabriel Ferrato.

Ainda de acordo com o prefeito, no ano passado o município deixou de receber recursos do Governo Federal para a área de formação, mas ele optou por bancar com recursos locais. “Essa ação beneficia um grupo importante de pessoas que poderão manter seus negócios, suas vidas e de suas famílias”.

O secretário da Semtre, Carlos Beltrame, lembra que a secretaria também procura facilitar a vida do trabalhador com mecanismos, como o Semtre Móvel, ônibus totalmente restaurado e equipado para atender o trabalhador que não tem condições de se deslocar até a sede central da secretaria. “A descentralização dos serviços é fundamental. Com a unidade móvel esta distância é encurtada, beneficiando um maior número de pessoas”, disse.

De acordo com Mirielle Kobanawa Alonso Assumpção, chefe do setor de Economia Informal da Semtre, por meio dos cursos, o trabalhador tem a chance de se preparar melhor para enfrentar o mercado de trabalho mais exigente, no qual as empresas buscam pessoas que tenham noçôes de informática, ensino médio concluído e que são multiprofissionais, não se restringindo somente a exercer tarefas dentro de sua formação original, mas estar pronto para outros desafios, entre outros.

DEPOIMENTOS

Confira os depoimentos de alunos que frequentam os cursos de qualificação da Prefeitura, em parceria com a Acipi.

"Estou iniciando minha vida profissional e este curso será a minha porta de entrada para o mercado de trabalho. Não pretendo parar os estudos e continuar, sempre, me atualizando".

Mateus Silva, 16 anos, aluno no curso operador de caixa

"Me identifico com a área de atendimento, pois gosto de trabalhar com o público. Esse curso será o pontapé inicial para minha carreira".

Jéssica Gil, 16 anos (foto), aluna do curso atendimento ao cliente

"Eu perdi trabalho na área por não ter um curso de especialização em transporte de produtos perigosos. Agora, com este certificado, com certeza, mais portas vão se abrir. É um diferencial".

Flávio Ferreira de Almeida, 47 anos, alunos do curso movimentação e operação de produtos perigosos

"Já trabalhei na área e, ao contrário do que muitos pensam, é preciso, sim, uma qualificação. No curso, o que eu aprendi fará a diferença no mercado. Espero continuar me capacitando."

Anne Caroline Andrade, 23, do curso de atendimento ao cliente


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.