Portal do Município de Piracicaba

Em tempos de crise, Piracicaba investe na qualificação e requalificação do trabalhador

Por Comunicação Social / Publicado em 29/02/2016
Tempo de leitura: 10 minutos.

Com as presenças do prefeito Gabriel Ferrato, o secretário municipal de Trabalho e Renda (Semtre), Carlos Beltrame e parceiros, aconteceu na noite de sexta-feira (26), no Anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), a abertura dos curso de requalificação oferecido pela Prefeitura em parceria com instituições de ensino. O presidente da Comissão Municipal de Emprego, Francisco Pinto Filho e Paulo Roberto Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, também prestigiaram a solenidade.

Os novos cursos profissionalizantes são realizados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), em convênio com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Às 14 horas foi realizada aula inaugural e efetivação das matrículas para os convocados dos cursos: Alimentador de Linha de Produção; Assistente de Departamento Pessoal; Transporte Coletivo de Passageiros; Cuidador de Idosos; Inspetor de Qualidade; Pedreiro de Acabamento; Pintor de Automóveis. À noite aconteceu a aula inaugural e efetivação das matrículas para os convocados dos cursos: Empreendedorismo e Negócios de Oportunidade; Estrutura de Custos e Formação de Preços; Gestão de Estoque; Gestão de Pequenos Negócios; Higiene e Manipulação de Alimentos para Trailers.

São sete cursos prioritariamente para desempregados e cinco para permissionários da Economia Informal, microempreendedores individuais (MEI) e clientes do Banco do Povo, num total de 314 vagas, em diversas áreas. Desde o início dessa gestão- 2013 até fevereiro desse ano já foram oferecidas 1.947 vagas em cursos de qualificação.

Piracicaba não está imune às consequências causadas pela pior crise econômica dos últimos 30 anos. Mas o Poder Público Municipal, através da prefeitura, procura desenvolver ações cada vez mais intensas, visando não só a redução do desemprego como também oferecer condições para que o trabalhador possa estar apto para ser inserido ou reintegrado ao mercado de trabalho, cada vez mais exigente.

Piracicaba é um dos pouco municípios do Estado de São Paulo a contar com uma Secretaria exclusiva de Trabalho e Renda (Semtre) que dá o suporte necessário ao trabalhador para que seja tratado com respeito através de um atendimento qualificado num momento econômico tão delicado pela qual o país está passando, em um espaço amplo, onde possa conseguir todas as informações necessárias.

E um dos pilares principais de todo esse processo é o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), que oferece palestras, oficinas e cursos gratuítos de qualificação e requalificação profissional com o objetivo de preparar e capacitar o trabalhador para as novas exigências do mercado de trabalho e exercício da cidadania. O público-alvo são os trabalhadores desempregados ou em vias de perder o emprego, pequenos e micro empreendedores e trabalhadores autônomos que procuram o serviço com a finalidade de inserção e reinserção no mercado de trabalho; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social; Habilitação ao Seguro Desemprego.

Ao oferecer cursos de qualificação a Prefeitura sinaliza que nesse cenário de crise o melhor investimento é apostar no trabalhador. “Através dos cursos, o trabalhador tem a chance de se preparar melhor para enfrentar o mercado de trabalho que cada vez está mais exigido. Um dos efeitos mais preocupantes é o desemprego, que atinge diversas áreas do setor produtivo”, explica Mirielle Kobanawa Alonso Assumpção, Chefe do Setor de Economia Informal da Semtre.

Mirielle diz que com mais gente buscando emprego, cresce a concorrência por vagas nas empresas. Por isso mesmo, elas estão mais exigentes na hora de selecionar candidatos. Essa mudança exige a uma nova atitude de quem está procurando uma oportunidade de trabalho e estes cursos lhe darão uma base importante e mais preparo e estes cursos procuram preencher esta lacuna.

A responsável pelo setor de Qualificação da Semtre observa que se antes para conseguir um emprego bastava ter boa aparência e um currículo bem elaborado, hoje o quadro mudou e são necessários outros ingredientes, como noções de informática, ter concluído o ensino médio e ser multiprofissional, não se restringindo somente a exercer tarefas dentro de sua formação original e sim estar pronto para outros desafios.

O secretário da Semtre, Carlos Beltrame, destacou que as inscrições alcançaram recorde e em dois dias precisaram ser encerradas. Foram mais de 800 inscritos. “Antes tínhamos vagas e pouco interesse por parte dos candidatos. Hoje diante dessa crise, as vagas de emprego são disputadíssimas. “A pessoa sendo qualificada as suas chances de ser colocada e recolocada aumentam consideravelmente”.

Beltrame lembra que a Semtre sempre procura facilitar a vida do trabalhador, citando como exemplo, o Semtre Móvel, um ônibus que foi totalmente restaurado e equipado para atender o trabalhador que não tem condições de se deslocar até a sede central da secretaria. “A descentralização dos serviços é fundamental. A Semtre móvel deve estar onde a população mais precisa. Muitas pessoas tem dificuldade de se deslocar até o centro da cidade para serem atendidas na agência fixa da Semtre. Com a unidade móvel esta distância é encurtada e poderá beneficiar um maior número de pessoas, com serviços como confecção de carteira de trabalho, inscrição a uma vaga de emprego ou mesmo se inscrever para um curso de qualificação”.

Representando a Comissão Municipal de Empregos, o sindicalista Francisco Pinto Filho, elogiou a atitude da prefeitura em assumir os custos dos cursos. “Tenho certeza que através desses cursos as pessoas serão muito bem qualificadas. Aproveitem o máximo esta aprendizagem, pois tem dinheiro público envolvido e cada um deve ter a consciência em encarar com seriedade esta oportunidade”.

“Para nós da ACIPI está sendo uma satisfação participar deste projeto, que está dando oportunidade para quem perdeu o posto de trabalho ou para quem deseja se profissionalizar para empreender. Em momento de economia instável, pelo qual o Brasil está passando, iniciativas como essa são essenciais para o desenvolvimento e geração de emprego e renda. Além disso, esses projeto é resultado da união entre poder público e entidades de classe em prol de um bem comum: o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou Paulo Roberto Checoli, presidente da entidade.

O prefeito Gabriel Ferrato diz que os cursos de qualificação são fundamentais, principalmente hoje quando o País atravessa a maior crise econômica dos últtimos 30 anos, afetando duramente a vida das pessoas. Portanto, “mais do que nunca aquele que precisa exercer uma atividade tem de estar preparado, seja individualmente ou para trabalhar em alguma empresa. E estes cursos estão voltados para o empreendedorismo individual e na gestão dos negócios, preparando as pessoas a se prepararem melhor para tocarem os seus negócios”.

Ferrato ressalta que acertou ao investir nos cursos de qualificação. Lembra que no ano passado o município deixou de receber recursos do Governo Federal direcionado aos cursos de formação e “resolvi bancar com dinheiro do município, porque acho que podem beneficiar um grupo importante de pessoas que poderão manter seus negócios, suas vidas e de suas famílias e os cursos de qualificação serão relevantes”.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.