A imagem mostra duas pessoas em pé diante de um grande mapa do estado de São Paulo, Brasil. O mapa está rotulado com "DER Departamento de Estradas de Rodagem" e "São Paulo Governo do Estado". Uma das pessoas está segurando um documento. O mapa parece ser um mapa rodoviário detalhado de São Paulo, com várias rodovias e estradas marcadas. Há também um mapa menor no canto inferior esquerdo e um pôster do lado direito rotulado "Mapa Rodoviário do Estado de São Paulo 2019".
A secretária Nancy Thame e o representante da Semuttran, Maxwell Ferreira de Campos, estiveram no DER

A secretária de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame, acompanhada pelo assessor de desenvolvimento organizacional da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Maxwell Ferreira de Campos, estiveram em São Paulo nesta semana, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), para debater sobre a necessidade de três obras em Piracicaba, visando melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana.

O encontro foi realizado com a equipe técnica da Diretoria de Engenharia do DER, representada pelo coordenador de projetos, Ananias Baptista Junior.

O objetivo foi o de verificar o andamento de projetos em tramitação no órgão, que tratam da implantação de dispositivo viário tipo rotatória na PIR 330 (Santana – Santa Olímpia); implantação de passarela para travessia de pedestres na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), altura do km 167+90; e pavimentação e obras de drenagem superficial nas estradas PIR 290 e PIR 011W (estrada do Canal Torto).

As três demandas foram protocoladas pela Prefeitura de Piracicaba junto ao DER em 2022. No entanto, houve uma suspensão dos protocolos em 2023 e, posteriormente, foram solicitados alguns ajustes, que foram apresentados pelo Executivo Municipal.

A titular da Sema enfatizou que os projetos são relevantes para o desenvolvimento da cidade e explicou sobre a situação do Canal Torto. “No caso específico da obra no Canal Torto, que está na zona rural, o projeto foi desenvolvido com a Raízen e trata-se de um pleito antigo. Recentemente respondemos por demandas de comissões técnicas da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, enviando todas as informações técnicas complementares exigidas para o projeto executivo. A obra prevê melhorias planejadas para aperfeiçoar as condições de trafegabilidade e infraestrutura da região”, disse Nancy.

A secretária Jane reforçou que tanto a passarela de pedestre como a rotatória na vicinal são demandas relevantes levantadas pela secretaria, o que motivou os pleitos, dentre outros, que acabaram sendo absorvidos e executados pela atual gestão.

A reunião corrobora com o compromisso de ambas as partes em dar andamento ágil aos processos e assegurar que os projetos sejam concluídos com a excelência técnica e operacional necessárias. “A proximidade e o acompanhamento técnico junto ao órgão são fundamentais para garantir celeridade nas respostas necessárias e avançar com agilidade nas demandas do município”, salientou Campos.

Todos os projetos receberão comunique-se e ambas as pastas estão engajadas nas complementações.

MOBILIDADE URBANA – De acordo com a Semuttran, a implantação de dispositivo viário, do tipo rotatória, na estrada de Santana e Santa Olímpia, visa melhorar a segurança da via em função da movimentação de caminhões que necessitam realizar retorno no local. Já a implantação de passarela para travessia de pedestres na Rodovia Geraldo de Barros (SP 304) é uma intervenção fundamental para garantir maior segurança aos pedestres.