Portal do Município de Piracicaba

Em reunião, conselheiros propõem atualização do regimento interno do OP

Por Comunicação Social / Publicado em 02/12/2022
Tempo de leitura: 3 minutos.

Conselheiros das seis regiões da cidade acompanharam a reunião

Os novos membros do Conselho do Orçamento Participativo (Comop), gestão 2022/2023, se reuniram pela primeira vez na quarta-feira, 30/11, na Prefeitura. O secretário de Governo, Carlos Beltrame, assim como os secretários de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira; da Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante; de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Alex Salvaia e o do subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Junior, participaram da reunião, assim como representantes das seis regiões da cidade (Centro, Leste, Norte, Sul, Oeste e Rural).

Os conselheiros propuseram analisar a lei e o Regimento Interno do Orçamento Participativo. Ficou definido que será criado um grupo de trabalho para realizar sugestões de atualização, para que ele tenha maior funcionalidade para os próximos anos, lembrando que a lei do Comop é de 2002.

Também foram discutidas outras pautas, como o mapeamento de todas as demandas das regiões, definição das prioridades por secretaria, além da inclusão mais detalhada em ata dos alinhamentos para as próximas reuniões, entre outras sugestões.

O secretário Beltrame enalteceu a importância dos novos conselheiros, por serem os porta-vozes de suas regiões junto ao Poder Público. "Estamos abertos para recebê-los e mantermos esta parceria com a sociedade para encontrarmos o melhor caminho em relação às reivindicações dos bairros".

O secretário de Governo, Carlos Beltrame, esteve presente na reunião

O coordenador eleito do Conselho, Deivid Marcelino dos Santos, ressaltou que a presença de Carlos Beltrame e outros secretários na reunião foi uma sinalização para o grupo de que a atual gestão está com vontade de ouvir e analisar as demandas e, no decorrer do tempo, atender aquelas com maior urgência.

Com formação paritária, o conselho tem mandato de um ano e possui caráter consultivo geral, deliberativo no âmbito de sua competência e de fiscalização do Poder Público e entre suas prerrogativas está ajudar na definição de investimentos em suas regiões. O Conselho se reúne mensalmente.

Cada uma das seis regiões (Centro, Leste, Norte, Sul, Oeste e Rural) tem um conselheiro titular e um suplente, com exceção da região Rural, que tem dois conselheiros titulares e dois suplentes, devido a sua grande extensão territorial.

Os conselheiros do Poder Público são representantes de secretarias municipais, como de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Saúde, Defesa do Meio Ambiente, Ação Cultural, Obras e Assistência e Desenvolvimento Social e Educação.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.