A plenária aconteceu no Centro Social do Novo Horizonte

Com a participação de 48 pessoas e apresentação de 13 demandas, foi realizada na noite de ontem, quinta-feira, 23/3, no Centro Social do Novo Horizonte, a sétima plenária do Orçamento Participativo. O secretário municipal de Governo, pasta à qual o OP está ligado, Carlos Beltrame, acompanhou a reunião e tirou dúvidas dos participantes.

Coordenada pelo Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop), a plenária abrangeu os bairros Quinta de Santa Helena, Parque dos Laranjais, Nosso Recanto, Residencial Ágape, Parque dos Ipês, Residencial Novo Campestre, Jardim Campestre, Jardim Laranjal; Vila Romana; Jardim Belvedere; Minas Nova; Jardim Paraíso; Santa Clara; Santa Fé, Jardim Novo Horizonte, Jardim Piazza Itália, Vila Liberdade, Parque dos Sabiás, Jardim Itapuã, Jardim Vila Maria, Jardim Nova Suissa, Jardim São José, Jardim Planalto, Glebas Noiva da Colina e Recanto dos Peixes.

Entre as demandas apresentadas pelas lideranças comunitárias foram citadas o recapeamento do asfalto no Jardim Planalto e Loteamento Ipanema; construção de ponte sobre o ribeirão do Enxofre, ligando a rua Maria Isabel da Silva Matos e a rotatória do final da rua Madre Maria Teodora; construção de muro de arrimo para contenção de barranco na favela do Jardim Planalto; instalação de câmeras de monitoramento nas rotatórias do Jardim Planalto e do São Jorge; construção do centro cultural na rua Profª Laura Fernandes de Campos Ferrari, 366, no Novo Horizonte; revitalização do campo de areia da rua Laura Fernandes; aumento do patrulhamento no Jardim Santa Clara e construção do centro comunitário, academia ao ar livre e posto de saúde, no Santa Clara.

Quem não conseguiu apresentar a demanda na reunião de ontem tem prazo de cinco dias úteis para protocolar na secretaria de Governo ou enviar no e-mail comop@piracicaba.sp.gov.br.

Bianca Santos Razera- moradora do Santa Fé II

A ala jovem esteve representada na plenária por Bianca Santos Razera, 20 anos, moradora do Santa Fé II, que participou pela primeira vez de reunião do OP. Ansiosa ela não via a hora de começar a plenária, para poder entender o seu funcionamento e se inscreveu até para falar no microfone sobre as demandas para o seu bairro, citando principalmente a iluminação, construção de alambrado e instalação de bancos no campo de areia no Santa Fé III. "Estou aqui para ouvir e também para apoiar a iniciativa, que permite que a comunidade traga ao Poder Público as carências de seus bairros e região e possa cobrar a efetividade das ações", ressaltou.

Maria de Jesus, residente no bairro Jardim Planalto

Maria de Jesus, 79 anos, que reside no bairro Jardim Planalto, é uma antiga admiradora do Orçamento Participativo, processo que, segundo ela, permite que por meio do diálogo e participação efetiva da comunidade, os bairros possam se desenvolver em áreas importantes como segurança, educação, saúde, mobilidade viária e infraestrutura. "Nas plenárias os representantes comunitários e a população, em geral, podem apresentar as demandas principais de seus bairros. Temos de entender os limites orçamentários do Poder Público, que às vezes não pode executar uma obra, em determinado momento, mas que poderá ser concretizada futuramente. É importante nos mantermos mobilizados, para a reivindicação não cair no esquecimento, até que possa realizada pelo Executivo", observou.

As plenárias são abertas à população e acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19h. O objetivo é manter contato com a comunidade, associações e entidades civis organizadas, no sentido de coletar demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos.

PRÓXIMA – A próxima plenária acontecerá na segunda-feira, 27/03, no Centro Cultural Nhô Serra, na rua Antonio Ferraz de Almeida, 409, Parque Primeiro de Maio. Entre os bairros atendidos estão o Parque Continental, Fazenda Taquaral, Jardim Residencial Unimep, Residencial Campos do Conde, Eldorado, Parque Cecap I e II, Terra Rica I, II e III, Conjunto Habitacional Eugênio Montebello, Residencial Altos do Taquaral, Parque Chapadão, Jardim Sol Nascente I e II, Itaberá, Jardim Itamaracá, Alvorada II e III, Alto da Pompéia, Irmãos Camolesi, Residencial Riviera, Recanto do Piracicamirim, Ipanema, Nova Água Branca, Bosque da Água Branca, Jardim Astúrias I, II e III, Serra Verde, Parque Residencial 1º de Maio, Terra Nova, Residencial Formaggio, Jardim Tomazella, Pacaembu, Água Branca, Residencial Ary Coelho, Jardim dos Ipês e Jardim Colonial.