Em parceria com o Fussp, Lar Franciscano promove treinamento para formação de novos voluntários

O Lar Franciscano promove, na próxima quarta-feira, 21/02, um treinamento para formação de novos voluntários do serviço de acolhimento da cidade. Cadastrados no Pira Solidária — plataforma viabilizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) — já estão recebendo o convite oficial do treinamento via e-mail. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 99713-7459.

O evento acontece no Sindicato dos Contabilistas, localizado na rua Pasqual Guerrini, 55, Castelinho, e tem como objetivo principal apresentar a dinâmica do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes desamparados a pessoas interessadas em fazer parte da causa.

De acordo com Fernanda Oste Silva, supervisora técnica do Lar Franciscano, o minicurso é uma introdução ao trabalho voluntário, que ressaltará a importância da constância e do compromisso com o serviço de acolhimento mesmo após as etapas iniciais do processo de voluntariado.

O minicurso será em forma de uma roda de conversa, comandada por pessoas experientes, que já exercem o voluntariado no Lar Franciscano e propõe mostrar como a equipe de fato atua na comunidade, esclarecendo eventuais dúvidas. “O que queremos é justamente alinhar as expectativas dos voluntários com as necessidades da nossa equipe, para que o time aumente e entregue um serviço de qualidade”, explica Fernanda.

O treinamento, que dura cerca de 1h30, faz parte de uma formação obrigatória para qualquer futuro voluntário do Lar Franciscano. “Nosso compromisso é com a inserção dessas crianças na comunidade, então o vínculo com o voluntário é o primeiro passo para garantir a socialização desses menores”, reforça a supervisora.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), Andréa Almeida, ressalta a importância da iniciativa do Lar Franciscano. “A ação movimenta a plataforma do Pira Solidária, porque engaja os interessados em prestar voluntariado, e também auxilia na disseminação de conhecimento sobre o papel das ONGs em nossa comunidade. Assim, futuros voluntários são cada vez mais capacitados para interagir e acolher crianças e adolescentes desamparados”, explica.

O Lar Franciscano é um serviço gratuito de acolhimento que atua no município há mais de 70 anos e tem como propósito prestar apoio moral e assistência pessoal para crianças e adolescentes desamparados, sem vinculação política. Ao fazer parte da equipe, os voluntários entram em contato com outras vivências e podem contribuir para a socialização dos menores na sociedade.

PLATAFORMA – A plataforma Pira Solidária é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba e conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança. Basta acessar a plataforma, cadastrar-se e escolher uma região ou instituição específica para prestar voluntariado.

SERVIÇO – Treinamento para formação de novos voluntários do Lar Franciscano. Dia 21 de fevereiro, às 19h, no Sindicato dos Contabilistas, localizado na rua Pasqual Guerrini, 55, Castelinho.