A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e da GCM (Guarda Civil Municipal), e a Polícia Militar realizaram ontem, quinta-feira, 8/02, das 16h30 às 17h30, operação conjunta para fiscalização de irregularidades no trânsito, com foco em motocicletas. A ação foi na avenida Comendador Luciano Guidotti, nas proximidades do número 1.754, e resultou em 54 motos fiscalizadas e seis AITs (Auto de Infração de Trânsito) emitidos.

Entre as autuações emitidas durante a fiscalização constam irregularidades em documentações, escapamentos, licenciamento, entre outras.

carros em avenida, com diversos homens em pé realizando fiscalização
Fiscalização foi focada em motocicletas

Conforme a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a visibilidade das equipes policiais no local é eficaz para proporcionar maior sensação de segurança à população, visando coibir crimes e desobediência às leis de trânsito. “Essas ações, com o comprometimento de todos os envolvidos, equipes da Semuttran, da Guarda Civil e da Polícia Militar, são essenciais para promover um trânsito mais seguro. Elas complementam nossos trabalhos de campanhas de educação no trânsito, fiscalização por videomonitoramento, implantação de lombadas, recape e muitas outras. As pessoas precisam se conscientizar de que o respeito às leis deve ser prioridade, pois afetam diretamente a todos os modais e a segurança principalmente no trânsito”, disse Jane.

diversas motos em avenida sendo fiscalizadas por homens
Operação aconteceu na avenida Comendador Luciano Guidotti

Segundo André Mendes, supervisor das equipes de Operação de Trânsito da Semuttran, o máximo de ruído permitido para escapamento de motos é de 99 decibéis. Ele explicou que no Artigo 230, Inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro consta que veículos que trafegam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante comete infração considerada grave, acarretando a aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor infrator, sendo que as normas de emissão de ruídos e gases poluentes são estabelecidas pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) pela resolução 418/2009.

“Nosso intuito é sempre prevenir acidentes e preservar a qualidade de vida de todos. O excesso de ruído gerado por escapamentos inadequados, por exemplo, não apenas perturba o ambiente, mas também contribui para situações de estresse no trânsito, prejudicando a saúde mental dos cidadãos”, comentou Mendes, acrescentando que cabe a cada condutor de veículo o respeito às normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro.