Em nove meses, Saúde realiza mais de 14,3 mil atendimentos nos mutirões
Mais de 14,3 mil pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) foram atendidos nos primeiros nove meses deste ano (janeiro a setembro) nos mutirões de Saúde realizados aos sábados pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em diversos centros de especialidades médicas da rede pública e no Poupatempo Municipal. O principal objetivo da ação é atender a elevada demanda por serviços de saúde na rede pública.
As ações reduzem as filas de espera, beneficiando todos os usuários do SUS, além de facilitar a agenda de pessoas que têm dificuldades para ir a consultas durante a semana. Todos os atendimentos são para pacientes previamente agendados pela Central de Relacionamento com os Pacientes SUS (Centrus), que aguardavam em fila de espera.
Durante o período, foram atendidos quase 10 mil usuários do SUS em várias especialidades: clinica-geral, proctologia, urologia, reumatologia, ortopedia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia e exames de ultrasssom.
Na UBS Parque Piracicaba foram realizados 734 atendimentos de Clínica Médica, beneficando usuários da Região Norte (Bosque dos Lenheiros 2, Vila Industrial, Mário Dedini e Parque Piracicaba). Na Policlinica de Santa Terezinha foram atendidas 657 pessoas que fizeram exame de espirometria.
No Poupatempo Municipal – avenida Armando de Salles Oliveira, 2056 –, 3.095 pessoas puderam retirar o Cartão Nacional de Saúde, cuja apresentação é necessária quando se consegue o primeiro emprego ou então está se recolocando no mercado de trabalho. A obtenção do Cartão SUS, aos sábados, beneficiou também gestantes, recém-nascidos para caderneta de vacinação/consultas e usuários do SUS que não puderam ir à unidade durante a semana por questão de trabalho.
De acordo com o prefeito Barjas Negri, o governo municipal tem empenhado esforços para enfrentar as dificuldades e atender a elevada demanda por serviços de saúde na rede pública. “Os mutirões são uma medida eficiente e de qualidade, que potencializa o desempenho do setor, em benefício de toda a população”, disse.
“Os mutirões compensam, de alguma forma, a defasagem de médicos na rede que tiveram de se afastar seja por doença, aposentadoria ou pedido de exoneração. Além disso, a ação traz mais agilidade ao atendimento das pessoas que aguardam na fila de espera beneficiando à população”, ressalta Pedro Mello, secretário Municipal de Saúde.

